Marcelo Victor beneficia suplentes com mandatos
A derrota nas eleições não significa o fim da linha para os candidatos a estadual do MDB. Com menos de um mês de mandato, já assumiram dois suplentes do partido. A expectativa é que Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), e um dos expoentes da legenda, continue fazendo articulações para contemplar os correligionários.
No primeiro dia de mandato (15/02), na sessão de reabertura dos trabalhos em 2023, Galba Novaes já deixou a suplência para sentar na cadeira de Carla Dantas, eleita deputada estadual e que assumiu a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), no governo Paulo Dantas (MBD).
Na última semana, a deputada estadual confirmou, em mensagem lida na Assembleia Legislativa do Estado, que se afasta do mandato por 120 dias para tratamento de saúde. A parlamentar também publicou nas redes sociais que estava se ausentado da atividade na ALE para cuidar de sua saúde.
Com a licença de Flávia Cavalcante, o espaço na Assembleia Legislativa do Estado é de Léo Loureiro (MDB), que exerceu o mandato nos últimos quatro anos, mas acabou não conseguindo votos o suficiente para reeleição. Loureiro também é aliado do presidente da ALE, Marcelo Victor, e tem atuação voltada pela saúde pública.
Além de reverter os mandatos não renovados, as mudanças acabam por reduzir ainda mais a bancada feminina na ALE. Apenas seis mulheres foram eleitas, e, no mês da mulher, mais uma se afasta, ficando quatro deputadas. Menos de 15% de representatividade na casa legislativa. Das seis eleitas, quatro pertencem ao MDB e duas ao PP.
NOVA ARTICULAÇÃO
Outra estratégia já em andamento pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, é contemplar mais um suplente. Trata-se Yvan Beltrão (MDB), que também não conseguiu renovar o seu mandato na última eleição.
Yvan é filho do ex-prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão (MDB), e recebeu apoios de parte da família na tentativa de reeleição. O mandato de Yvan Beltrão, no entanto, não foi tão expoente de ideias e projetos.
BASE DE DANTAS
Vale destacar que as articulações de Marcelo Victor na Assembleia Legislativa não desorganizam a base de apoio que o governador Paulo Dantas tem para aprovar as suas iniciativas e projetos de lei. O presidente da ALE tem sido um dos principais defensores do governo Dantas e tem atuado para que as medidas tomadas pelo governo não tenham tanta resistência para aprovação.
Ainda na Assembleia Legislativa, outros suplentes que não conseguiram renovar os mandatos no ano passado aguardam algum posicionamento do presidente Marcelo Victor para não ficar sem cargo público ou função parlamentar.
Informações de bastidores dão conta de que ainda restam indicações que precisam ser feitas para o segundo escalão do governo Paulo Dantas, já que a linha de frente do Executivo está toda montada e estruturada.
Publicamente, os suplentes não comentam sobre o assunto, mas esperam que o presidente da Assembleia Legislativa do Estado atue para beneficiá-los. No entendimento dos suplentes, Marcelo Victor é um político que costuma ser cumpridor de compromissos.
Por Emanuelle Vanderlei – colaboradora com Tribuna Independente