HEA promove ação educativa sobre violência no trânsito
A programação especial do Maio Amarelo, de segurança viária, organizada pelo Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, começou nesta segunda-feira (8) com a palestra do superintendente-adjunto da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca. A ação foi organizada pelo projeto Preparando a Volta para Casa.
A atividade foi realizada para acompanhantes de pacientes que estão internados na instituição hospitalar, vítimas de acidentes de trânsito.”Quando falamos sobre este assunto, muita gente aqui se vê na situação. E a ideia é que a gente possa levar este alerta de que medidas simples de segurança podem evitar que alguém venha para o Hospital de Emergência. Usar o capacete corretamente, usar o cinto de segurança, não ingerir bebida alcoólica antes de conduzir veículo. Estas são algumas atitudes que colaboram para evitar tragédias”, explicou Alberto Peixoto.
“A gente trabalha a prevenção para que estes acompanhantes multipliquem as informações e cobrem também dos familiares e amigos para que se protejam e protejam as outras pessoas,” afirmou Mônica Leal, psicóloga, coordenadora do projeto responsável pela programação especial do Maio Amarelo.
A instituição hospitalar, referência em trauma, recebe pacientes das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.O projeto Preparando a Volta para Casa é resultado da parceria entre Hospital de Emergência do Agreste e Universidade Federal de Alagoas, Ufal-Campus Arapiraca.
A programação será retomada dia 22 de maio com a participação da assistente social Fátima Ramalho, coordenadora do departamento de Promoção de Saúde da secretaria de Saúde de Arapiraca. Também vai palestrar a chefe de Educação para o Trânsito do Detran Alagoas, Edira Soares.
Por Assessoria