Sociedade Musical 30 de Outubro inicia curso de música para moradores do bairro de Canafístula
Iniciativa pretende levar música para os bairros
A Sociedade Musical 30 de Outubro, em parceria com a Associação dos Moradores do Bairro de Canafístula, iniciou o projeto de levar música para bairros. Os moradores do tradicional bairro da Canafístula, berço da cultura popular de Arapiraca, terão um curso de música ministrado pelos artistas da Sinfônica. A aula inaugural na última quinta-feira (09) contou com a participação massiva da população que assistiu ao ensaio.
O projeto faz parte do desejo dos músicos de tornar a música mais acessível. Em um encontro entre o presidente da Musical 30 de Outubro, Rodrigo Oliveira, e o Presidente da Associação Musical do bairro Canafístula, James Lopes, articulado pelo Secretário de Cultura Wellington Magalhães.
O curso tem 50 vagas para os jovens e adultos do bairro, com aulas todas as segundas-feiras e quartas-feiras, a partir das 19h. As aulas serão divididas em teóricas, com iniciação musical para dar início à formação prática com os instrumentos de sopro, como flauta, clarinete, sax, trombone, trompa, bombardino e tuba. Além dos instrumentos caixa, bombo e bateria.
A proposta é de que ao final se construa uma banda de música. Para o presidente da Sociedade Musical 30 de Outubro, essa é uma maneira de contribuir com a formação cultural da cidade. “A evolução intelectual e cultural dos jovens, adolescentes e adultos da comunidade, não é só uma oportunidade de enriquecimento cultural, mas também de cultivar o espírito de grupo, a solidariedade e a amizade”, defendeu.
Para o Secretário de Cultura, Wellington Magalhães, que também é morador do bairro, poder participar dessa articulação é garantir a valorização da cultura em todas as suas formas. “Essa iniciativa é muito importante, porque a cultura integra o cidadão e a cultura precisa ser disseminada em todos os seus aspectos e segmentos, aqui na Canafístula somos muito ricos de cultura popular e a música perpassa todos os segmentos culturais. É de uma felicidade enorme abrir espaço e dar apoio a um projeto como esse, que dessas aulas de instrumentos musicais a gente pode descobrir grandes talentos da música, a exemplo de grandes músicos e grandes maestros. Além de produzir músicos para acompanhar os diversos grupos culturais que temos na nossa comunidade”, explicou.
Fonte: Jornal de Arapiraca/ Lysanne Ferro