22 de novembro de 2024

Lula quer repaginar o PAC para acelerar o crescimento da economia no País

O presidente Luiz Inacio Lula da Silva defesa da repaginação do PAC. /Foto: Antônio Cruz

Preocupado com o aquecimento da economia,  o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou a pregar pregou a recriação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Disse ele, em reunião com ministros da área de infraestrutura que a medida foi “o momento mais rico de investimento” no Brasil.

Para Lula, o sucesso do PAC, no passado, foi fruto de uma decisão do seu governo que ouviu os governadores de cada estado, além de  “milhares de prefeitos, e construímos um arcabouço de propostas de políticas de infraestrutura que foi fácil de executar. Foi o momento mais rico de investimento de infraestrutura em nosso país, porque envolvia o governo federal, estadual e municipal.”

O programa foi lançado pelo governo petista em 2007. No entanto, mais de 45% das obras estão paralisadas.

Lula ainda pediu a ministros a apresentação de repaginação para o programa, incluindo um “novo nome”. “O PAC foi muito importante, produziu muita coisa, mas se a gente puder criar um novo programa é importante. Mostra que estamos renovando, inovando, que temos criatividade para fazer outras coisas”, disse ao destacar 14 mil obras paradas no país.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, explicou que o novo plano será anunciado até o fim de abril e reunirá investimentos federais diretos, concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP).

Por Éassim