Nefrologista diz que Alagoas tem 2.200 pacientes em terapia renal
Nesta quinta-feira (9) de março de 2023 será comemorado o Dia Mundial do Rim (DMR), um evento anual, criado há 18 anos pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF). Nesta data várias ações serão realizadas em algumas unidades hospitalares em todo o país para conscientizar sobre a saúde dos rins e alertar principalmente sobre a importância da prevenção, com o objetivo de reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à Doença Renal Crônica (DRC).
Em Alagoas, segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Nefrologia Regional Alagoas (SBN/AL), o número aproximado dos serviços de diálise fica em torno de 2.220 pacientes em terapia renal substitutiva. No Brasil, estima-se que haja mais de 10 milhões de pessoas com DRC.
A Campanha mobiliza milhões de pessoas em mais de 150 países para conscientizar sobre a saúde dos rins e alertar principalmente sobre a importância da prevenção, com o objetivo de reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à Doença Renal Crônica.
Para a presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia/Regional AL, Maria Eliete Pinheiro, campanhas como essa, do Dia Mundial do Rim, são importantes para mostrar que há como prevenir a doença e sua evolução.
“Cuidar da saúde de todo o corpo ajuda a proteger também a saúde dos rins. E essas campanhas são importantíssimas para alerta a população a ter alguns cuidados de saúde e não chegar nas unidades já com estado avançado – que é o que vem acontecendo muito’’, ressalta a nefrologista.
Este ano, o Tema do Dia Mundial do Rim é: “Saúde dos Rins para todos” e, como a presidente da SBN/AL antecipou, o objetivo é a conscientização.
Em reportagem à TV Tribuna, a especialista diz que a ideia do tema é conscientizar as pessoas para o que pode ter ligação com a doença e prevenir.
Ainda de acordo com Maria Eliete, medidas simples como praticar exercícios físicos, controlar o colesterol, a glicose, o peso e a pressão arterial; não utilizar medicamentos sem indicação médica, evitar o excesso de sal e carnes vermelhas e fazer exames periódicos, bem como consultar o médico com regularidade faz toda a diferença entre ter doenças graves ou uma vida mais longa e saudável. ‘’Também é importante fazer exame de urina e dosagem da creatinina com a frequência que seu médico indicar, especialmente em indivíduos com predisposição a doenças renais crônicas, como hipertenso, diabético, cardiopatas e idosos’’.
SERVIÇOS
O dia Mundial do Rim é comemorado sempre na segunda quinta-feira de março. Este ano caiu no dia 9. Nesta data terão atividades educacionais em todos os serviços de nefrologia dos hospitais em Maceió. Já no domingo (12), terá uma ação na rua fechada na Ponta Verde, em frente ao Lopana, das 10h às 14h, com a participação dos nefrologistas, equipe multiprofissional e alunos, onde será feita aferição da pressão arterial, dosagem de glicose, orientações nutricionais, atividade com profissionais de educação física, panfletagem com informações sobre a prevenção da doença renal e muito mais de forma gratuita para população.