19 de abril de 2025

Rui Palmeira tem 40 obras para avançar em Alagoas

rui-palmera-sl103

Secretário Rui Palmeira destaca atenção que o governo tem dado para agir com responsabilidade fiscal - Foto: Sandro Lima

Focado no plano de 100 dias apresentado ao governador Paulo Dantas (MDB), o secretário de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Rui Palmeira (PSD) disse em entrevista à Tribuna que acompanha o andamento de obras em pelo menos 40 municípios alagoanos. “São obras na área de habitação, saneamento básico e abastecimento de água. Obras que realmente mudam para melhor a vida do alagoano”, destaca.

Rui afirma que há uma capilaridade muito grande com relação às obras em Alagoas e que montou sua equipe da Seinfra aproveitando profissionais da gestão passada. “Montamos nossa equipe com profissionais da gestão de Maurício Quitella [MDB], porque as pessoas têm conhecimento e competência para tocar as obras em andamento. Levamos também ex-secretários de Maceió que atuaram na minha gestão como prefeito, ex-secretários estaduais, todos focados em trabalhar pelo Estado”, contou.

Entre as prioridades à frente da Seinfra, Rui Palmeira destaca a retomada de obras que, mesmo sendo iniciadas no governo Paulo Dantas, passa por questões, como a Lei de Responsabilidade Fiscal e o Orçamento 2023.

“Então, muitas obras estavam paradas e conseguimos retomar, muitas delas fundamentais, como por exemplo as obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água da chamada Rota dos Milagres, que vai de Passo de Camaragibe, passando por São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi. A região é prioridade no governo Paulo Dantas, pois é uma das que mais cresce no Brasil no ponto de vista turístico”, afirma o secretário.

Sobre o avanço desordenado, crimes ambientais e invasão de áreas da União, Rui afirma que o governo tem se preocupado com as questões e deve apoiar os municípios da criação de planos diretores.

QUALIDADE DE VIDA

Rui Palmeira contou sobre as reformas de residências que têm feito a diferença na vida de famílias que vivem em vulnerabilidade social. “Por exemplo, em Pão de Açúcar realizamos pequenas reformas nas casas das famílias que melhora mito a vida das pessoas. Imagine uma cidade que chega aos 40 graus de forma habitual, conseguir melhorar o conforto térmico de suas residências? Visitamos casas com o teto medindo 1,70 metro, e elevamos o teto, mudamos o telhado, e isso melhorou a qualidade de vida dessa família”, contou Rui.

Governo estadual monitora situação de famílias para beneficiar com ações de infraestrutura

Ainda em entrevista à reportagem da Tribuna, o secretário de Estado da Infraestrutura, Rui Palmeira, explica que para identificar as famílias que podem ser beneficiadas, equipes da Seinfra realizam visitas nas residências.

“Antes de realizar a reforma, a equipe da Seinfra passa na casa para saber se a família se encaixa no perfil que pode ser beneficiada. Boa parte dessas famílias depende quase que exclusivamente de programas sociais e realizam ‘bicos’, e teria dificuldade de fazer qualquer reforma”, continuou.

No Grutão, grota localizada na parte alta de Maceió, o secretário contou que chegou a visitar casas que não possuíam nem sequer vaso sanitário. “É impressionante que em pleno 2023 ainda existam famílias que vivam em casas nessas condições. Então estamos realizando essas pequenas melhorias, que mudam para melhor a vida das pessoas, eleva sua autoestima e sem custos para aquelas pessoas que já passam por dificuldade”, explica.

“Antes de realizar a reforma, a equipe da Seinfra passa na casa para saber se a família se encaixa no perfil que pode ser beneficiada. Boa parte dessas famílias depende quase que exclusivamente de programas sociais e realizam ‘bicos’, e teria dificuldade de fazer qualquer reforma”, continuou.

EXPERTISE

Para comandar a pasta, Rui Palmeira afirma que os mandatos de deputado estadual, deputado federal e duas vezes prefeito de Maceió ajudou a sentir confiança em assumir a Infraestrutura de Alagoas.

“Ajuda muito ter passado pelo Legislativo, pela câmara Federal, sobretudo meus dois mandatos frente à Prefeitura de Maceió. Busquei montar minha equipe com pessoas que já têm experiência, que já conhecem os caminhos e os entraves da pasta”, disse.

CANAL DO SERTÃO

Rui Palmeira comentou ainda sobre as obras relacionadas ao Canal do Sertão no interior de Alagoas. Ele explica que várias secretarias possuem algum tipo de responsabilidade com o canal, e que a Seinfra é responsável por tocar as obras para que mais sertanejos sejam beneficiados.

“Já temos vários pontos de captação de água para consumo humano em cidades do Sertão de Alagoas, mas, claro que [governador ]Paulo Dantas cobra diariamente para que o Canal do Sertão produza efetivamente. Em São José da Tapera, o Perímetro do Gavião deve irrigar 240 hectares de terras. As secretarias municipais e a própria Casal [Companhia de Saneamento de Alagoas] buscam implementar outros perímetros de irrigação. As obras dão certo em Pernambuco, Bahia e Sergipe e podemos fazer aqui em Alagoas também”, afirma o secretário.

Outra prioridade da Seinfra é a entrega de creches do programa CRIA, que beneficia mães que precisam de apoio para trabalhar fora de casa. “Quando fui prefeito entreguei 17 novas creches, principalmente na parte alta de Maceió, onde existe uma maior vulnerabilidade social. O Governo do Estado já entregou pelo menos 30 creches e nos próximos quatro anos serão 200 novas creches para receber os filhos das mulheres que não possuem rede de apoio”, conta. 

“Governador tem totais condições de garantir continuidade de melhorias”

O secretário de Estado da Infraestrutura, Rui Palmeira, lembra que passou oito anos como adversário de Renan Filho (ex-governador, eleito senador e atual ministro dos Transportes, MDB), porém, ao perder a campanha para governador no ano passado, não teve dúvidas de que apoiaria Paulo Dantas.

“Apesar de termos sido adversários políticos, são inegáveis os avanços de Alagoas durante a gestão de Renan Filho. Foram vários hospitais entregues, a melhoria da segurança pública, educação e infraestrutura, com a duplicação de inúmeras rodovias pelo interior. Então, no meu entendimento é Paulo quem dará sequência às melhorias. Não tive a menor dúvida em apoiá-lo e hoje faço parte de sua equipe”, disse Rui.

Sobre as próximas eleições, Rui Palmeira afirma estar foca na Seinfra e não pensa em se candidatar ainda. “Tem uma capilaridade nos municípios e tenho que dar celeridade nas obras, retomar as paradas e entregar meu plano de 100 dias, seis meses, um ano. São quatro anos pela frente. Hoje estamos com a reforma do Centro de Convenções de Maceió, que foi retomada. O local é fundamental para trazer para Alagoas o turismo de negócios. Então, vamos deixar 2024 para janeiro”, disse.

PLEITO MUNICIPAL

Porém, o PSD, partido de Rui, pretende retomar diretorias no interior para lançar candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas cidades alagoanas. “Muitas pessoas se mostram interessadas em se filiar ao nosso partido e teremos candidaturas competitivas na capital e no interior”, finalizou. 

Por Tribuna Independente