24 de novembro de 2024

Japaratinga é um dos points turísticos na Costa dos Corais durante o verão

Praia do Boqueirão, um dos destinos turísticos mais belos da região; município tem 12 km de costa - Foto: Ascom Prefeitura de Japaratinga

Com um selo de categoria B no Mapa do Turismo Brasileiro, atrás somente de Maceió e Maragogi, os únicos dois municípios alagoanos na categoria A, Japaratinga, diferente das exploradas e vizinhas praias de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, onde impera o descontrole nas licenças de construções de condomínios pelas prefeituras, alvo de denúncias de pescadores ao Ministério Público e Secretaria do Patrimônio da União; o município no Litoral norte de Alagoas, a pouco menos de 120 km de Maceió, além de ser um dos destinos turísticos mais belos da região, tem muito a oferecer em seus 12 km de costa.

Ao lado de suas seis exuberantes praias, Salgado, Centro, Bitingui, Barreiras do Boqueirão, Boqueirão e Pontal do Boqueirão, tem ainda uma atração internacional, reconhecida como uma das mais belas piscinas naturais pelo TripAdvisor, a “Piscina Natural do Picão”, como é conhecida, possui uma área aproximada de 23 hectares e perímetro de 2,1 km e desde que foi aberta oficialmente a visitação turística, se transformou numa das mais importantes atrações da região, perdendo em número de visitantes somente pela piscina do Toque a aquelas de Maragogi.

Menos badalada em termos de mídia, mas não menos bela de todas as áreas de visitação conhecidas como piscinas naturais da Costa dos Corais, inserindo as galés e taocas de Maragogi e aquelas da Praia do Toque, as mais famosas, sempre com muita gente, a piscina natural do “Picão”, no litoral de Japaratinga, número 2 dentre todas as atividades do município, segundo avaliações do TripAdvisor, promete ser uma das grandes estrelas da alta temporada.

Outra grande atração do destino é a Reserva da Bica, uma ótima opção de passeio de aventura localizada nas Barreiras do Boqueirão. O local, que é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, conta com uma trilha de nível médio, que leva a dois mirantes, permitindo contemplar o mar com uma visão privilegiada.

Outra dica para quem gosta de trilha é o mirante do Monte Tabor, que fica em uma pousada, na Praia do Salgado. O mirante é aberto para quem não é hóspede e quem gosta de se aventurar pode subir os mais de 200 degraus. Ainda no Monte Tabor, o visitante pode contemplar um pôr do sol que faz valer a pena todo o esforço de quem se aventura a subir a pé.

Não só de natureza e aventura vivem os turistas. A gastronomia local atrai os turistas pelo sabor do tempero. Japaratinga conta com diversos restaurantes que servem deliciosos pratos, como: arroz de polvo, peixada, e outros pratos à base de frutos do mar. Do mais simples ao mais sofisticado, tem pra todos os gostos e bolsos. E quem pretende se hospedar em Japaratinga, o município tem hotel de nível internacional, pousadas de luxo e simples meios de hospedagem, que somam mais de mil postos leitos, com diárias que variam de 200 a 700 reais.

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente