23 de novembro de 2024

Cana de açúcar continua sendo o principal produto na movimentação de cargas no Porto de Maceió

Foto: Divulgação

Apesar do Porto de Maceió nunca ter tido grande importância no cenário nacional de movimentação de cargas, inclusive, gerido pela Administração do Porto de Maceió (APMC), que é vinculada à Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), órgãos federais do setor, qualquer boa notícia deve realmente ser comemorada. Então, em 2022, a autarquia registrou um aumento de quase 10 por cento na movimentação de cargas, tendo o açúcar, novamente, como líder absoluto no ranking dos produtos transportados.

O Porto de Maceió, que possui forte influência junto aos grandes setores da economia alagoana, movimentando todo o combustível, produtos sucroalcooleiros e muitos outros produtos, ao divulgar o balanço de movimentação de cargas de 2022, revelou não somente um crescimento de 9,23% em relação a 2021, mas que o açúcar continua sendo o motor desta movimentação.

E, entre os produtos transportados em 2022, lideram o ranking o açúcar em sacas e o açúcar a granel. Em seguida vem o adubo, a gasolina e o melaço de cana. Mas o Porto continua sendo tradicionalmente um porto graneleiro, já que 80% da movimentação de cargas consiste na exportação e importação do granel sólido, com destaque para o açúcar a granel. Outro produto com notoriedade nessa categoria é o sal, que teve um salto de 52,99% em importação.

Os números totais também são todos positivos. Por exemplo, além do aumento no número total de cargas movimentadas, o crescimento pode ser visto também no comparativo da natureza das cargas. Aumento de 6,09% no transporte de granel sólido; 12,18% em granel líquido e 446,67% em carga geral. Entre as modalidades de navegação, o avanço positivo também aponta para o crescimento de transporte em longo curso, com navegações internacionais, (+9,07%) e para a cabotagem, com navegações domésticas (+10,07%).

Claro que o Porto também contabilizou o aumento da chegada de mais navios de passageiros, garantindo movimentação turística e fortalecendo a economia local. Um dos pontos citados como positivo é em relação à posição geográfica estratégica do Porto de Maceió, que garante um bom custo-benefício, favorecendo o crescimento das movimentações.

O porto de Maceió tem uma história antiga. A previsão de melhoramentos no ancoradouro da cidade de Maceió data de 1875. Em 1896, a empresa The National Harbour Company Ltd. obteve a concessão do Porto através da Lei Imperial de outubro de 1869, mas não conseguiu realizar as obras determinadas, sendo o contrato rescindido, em 1905, pelo Governo Federal. A partir de 1910, novos estudos foram elaborados, mas, por razões de ordem financeira, não foi possível dar continuidade ao desenvolvimento das instalações. Mas por decreto, de novembro de 1933, a União autorizava o governo do Estado de Alagoas a construir e explorar comercialmente o Porto. Em 1935, teve início a execução do atual projeto, a cargo da Companhia Geral de Obras e Construções S.A. – GEOBRA, ocorrendo a inauguração em 20 de outubro de 1940, porém as operações começaram oficialmente em 1942, quando houve o primeiro embarque de açúcar. Em 1990, a PORTOBRAS então gestora do porto foi extinta e o Porto de Maceió passou para a CODERN, do Rio Grande do Norte.

Fonte: Jornal de Arapiraca/ Claudio Bulgarelli