Falta de energia e chuvas deixam Ibateguara, Capela e Taquarana com abastecimento deficiente nesta quarta (1º)
Técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) trabalham, nesta quarta-feira (1º), na limpeza e monitoramento do manancial do Sistema Severo, um dos dois que abastecem a cidade de Ibateguara. É que a água bruta da localidade teve seu nível de turbidez elevado por conta das chuvas, tornando o processo de tratamento temporariamente inviável.
Enquanto isso, a cidade segue abastecida pelo Sistema Sumidouro, que opera normalmente. A água tratada é repassada pela Casal para a concessionária Verde Alagoas distribuir aos moradores. No entanto, com a paralisação do Sistema Severo, é possível que algumas localidades apresentem deficiência no fornecimento hoje.
Em Capela, uma falta de energia prejudicou novamente a operação do sistema de abastecimento de água. A interrupção do serviço elétrico na rede da Equatorial foi verificada na terça-feira (31), às 21h, e a Casal prontamente acionou a concessionária de energia. O serviço foi restabelecido às 7h da manhã de hoje. Assim, o sistema de abastecimento voltou a operar e segue em recuperação gradativa.
Já em Taquarana, o sistema de bombeamento da captação de água bruta foi paralisado por volta das 4h50 de hoje. Uma equipe técnica da Companhia já está no local averiguando o equipamento para fazer a manutenção necessária. Tão logo o serviço seja finalizado, a produção de água será retomada de forma paulatina ao longo do dia.
Tanto em Capela quanto em Taquarana, a água tratada pela Casal é repassada para a concessionária Verde Alagoas, responsável pelo processo de distribuição aos moradores.