22 de novembro de 2024

Pinto da Madrugada anuncia programação na abertura das prévias

Chegou a hora de tirar as fantasias do guarda-roupa. A folia e o frevo começam no calor deste sábado (21) em Maceió. O “Pinto da Madrugada”, maior e mais tradicional bloco de carnaval de Alagoas, vai lançar a programação da festa às 18h30, na Praça Dois Leões, no bairro do Jaraguá, abrindo as prévias de Maceió. O evento oficial do dia 11 de fevereiro promete reunir ao menos 400 mil foliões que não veem a hora de começar a pular.

“Os foliões vão poder conhecer as principais atrações do evento durante o 1º Festival de Gastronomia Popular Maceió dos Prazeres, com mascote, estandarte do bloco, passistas e orquestra de frevo”, informa Hermann Braga, diretor do bloco.

Segundo Hermann, a expectativa para este ano é a de que o Pinto da Madrugada reúna cerca de 400 mil pessoas pela orla da capital. “Vamos desfilar dia 11, retomando a alegria do Pinto nas prévias carnavalescas”, acrescenta.

DESFILE

O desfile oficial do Pinto da Madrugada acontece no dia 11 de fevereiro. A concentração será a partir das 6h no início da Pajuçara. A saída está prevista para às 9h. A edição de 2023 tem a parceria da Prefeitura de Maceió, com o tema “O Pinto da Madrugada é Massa”.

“Fechamos parceria com o município de Maceió, o prefeito JHC e toda sua equipe foram sensíveis à importância do Pinto da Madrugada como vetor cultural e patrimonial da nossa cidade. Vamos juntos levar alegria, animação e tradição do carnaval de rua pela orla da nossa cidade, abrindo as prévias carnavalescas”, enfatiza Hermann Braga.

HISTÓRIA

Criado em 1999 por quatro amigos – Braga Lyra, Eduardo Lyra, Marcos Davi e Marcial Lima -, o Pinto da Madrugada surgiu com o propósito de resgatar a cultura alagoana através do frevo, marchinhas e dos tradicionais carnavais de rua.

No primeiro ano, com apenas uma orquestra, saiu com cinco mil foliões. Nas últimas edições já fazia parte dos eventos mais esperados de Maceió e reunia mais de 200 mil pessoas entre Pajuçara e Ponta Verde. O bloco se tornou tão importante que em 2011 recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Cultura Alagoana.

Animados com volta do bloco, foliões já se preparam para cair no frevo


Depois de dois anos sem carnaval em razão da pandemia, o aquecimento enche de expectativas aqueles que não veem a hora da brincadeira começar. É o caso do Emerson Henrique, 48 anos, que nunca perde uma edição. O jornalista vai acompanhar o bloco de 2023 ao lado da turma de amigos e família, que juntos somam 20 pessoas.

“Nosso povo merece ter novamente essa festa nas ruas. Já contando as horas para cair na folia de novo. Fiz 48 anos semana passada, e nunca perdi nada, apesar de não consumir bebida alcoólica. As prévias aqui de Maceió não são tão antigas assim, mas desde o começo não perco uma. Uma pena a pandemia ter obrigado a pausar nosso carnaval, mas com a vacina estamos podendo voltar a nossa normalidade. Teremos dois meses intensos, iniciando no Jaraguá, até o final de fevereiro, com o Carnaval”, disse.

Para Givanildo Santos, 41 anos, agora é a hora de extravasar a alegria que está contida. O professor já tem até fantasia combinada com os amigos, a turma vai se caracterizar da série “La Casa de Papel”.

“A ansiedade é enorme após tanto tempo sem o bloco e sem carnaval. A sensação de acompanhar o bloco depois de tanto tempo de pandemia é a melhor possível, acho que a galera vai estar com uma alegria muito grande, algo que estava muito contido durante todo esse tempo, vai ser um momento de reencontro” comemora.

Lucas Queiroz, 21 anos, estudante de administração, também está muito ansioso para a maior festa de Carnaval em Alagoas, uma oportunidade de sair da rotina. O jovem vai acompanhado de sua namorada, que comemoram o Carnaval juntos pela primeira vez depois da volta dos eventos. “A vibe é indescritível, Carnaval em Maceió só existe um e é o Pinto da Madrugada. Não vejo a hora de colocar o pé na rua e foliar bastante”.

Por Gabriely Castelo – colaboradora com Tribuna Independente