Aproximação política
O único deputado federal arapiraquense Daniel Barbosa, que assumirá este ano o seu primeiro mandato, tem se colocado bem no cenário político neste ano. Isso se deve à aproximação do partido, PP, de Arthur Lira que também é o presidente da Câmara dos Deputados, com o presidente Lula. Vale relembrar que Daniel Barbosa foi o único dos deputados eleitos pelo partido em Alagoas a votar e a pedir voto para o pernambucano.
Ocupação dos cargos
Essa aproximação deverá ser concretizada em breve no estado com a participação do PP nos cargos federais em Alagoas. A informação foi confirmada por um deputado integrante da Frente Ampla durante uma entrevista a um portal de notícias da capital. O partido reivindica que a distribuição de cargos seja ampliada, para além das legendas de aliança, como PT e MDB. Entre os órgãos estão Anvisa, BNDES, CBTU, Codevasf, Conab, DNIT, DNOSC, DSEI, Ebserh, Funai, Funasa, Ibama, Ufal, Iphan, Incra, INSS, e outros.
Atos terroristas
Para além dos acordos entre os partidos, Daniel Barbosa tem se destacado ao se colocar em questões de interesse nacional, como o caso dos atos terroristas que visavam ameaçar a democracia. O filho de Luciano Barbosa antes mesmo de tomar posse já estava na capital do Brasil para acompanhar como o caso seria tratado. Em outros momentos, Daniel também fez posts criticando o não pagamento de bolsas da Capes no apagar das luzes do governo Bolsonaro, além de se mostrar aberto para o diálogo com as representações das sociedades alagoanas e toda a classe política.
Feiragrandense em Ministério
Índio da etnia Tingüi Botó de Feira Grande, Ricardo de Campos foi convidado pela ministra dos Povos Originários, Sônia Bone Guajajara, para compor a equipe ministerial do gabinete na capital federal.
O indígena de 38 anos, é formado em gestão de segurança pública, em gestão ambiental e territorial indígena pela PNUD-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, estudou história na Uneal e é bacharelando em Direito.
Sônia Guajajara é a primeira indígena Ministra dos Povos Indígenas. Sua posse aconteceu no dia último dia 11, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Prévia carnavalesca
O vereador por Arapiraca, Fábio Henrique, homenageará Aneilson Pereira, que faleceu vítima de Covid-19 no ano de 2020. Os integrantes do Bloquinho Brasília, desfilará no próximo dia 21, na prévia carnavalesca Folia de Rua.
A organização do bloco carnavalesco é do vereador e conta com o apoio da Prefeitura de Arapiraca e do Governo de Alagoas.
Entrega das camisetas
O parlamentar disse que a entrega das camisetas é condicionada à arrecadação de pacotes de leite em pó para doação a instituições filantrópicas do município. O bloco vai desfilar junto com três trios elétricos, Banda Cheiro de Amor, Dani Quebrança e Jéssica e Banda.
“Quero agradecer ao prefeito Luciano Barbosa e ao deputado eleito Remi Calheiros, ao deputado federal eleito Daniel Barbosa, aos senadores Renan Filho e Renan Calheiros e ao governador Paulo Dantas pelo apoio”, frisou.
Foi preso
A Polícia Civil prendeu na terça-feira, 17, um arapiraquense suspeito de tentar matar um motorista de aplicativo e uma passageira no povoado Folha Miúda de Cima, em Craíbas, no mês de março do ano passado.
De acordo com informações da polícia, o crime contou com a participação de mais duas pessoas.
Mandado de prisão
O delegado Rômulo Andrade, titular da Regional de Penedo, afirma que o homem começou a ser investigado em dezembro de 2022, após ser localizado no bairro Senhor do Bonfim, em Penedo. Ainda de acordo com o delegado, o homem estava trabalhando como ajudante de pedreiro nos últimos tempos. Ele foi levado para o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Penedo.
O criminoso tinha um mandado de prisão contra ele, por dupla tentativa de latrocínio, que é o roubo seguido de morte.
Operação no Sertão
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público do Estado (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e a Promotoria de Justiça de Cacimbinhas coordenam uma operação integrada, deflagrada ontem. A operação Rios cumpre 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de Marechal Deodoro, Santana do Ipanema e Dois Riachos.
Investigações
As investigações foram realizadas pelo Gaeco e pela Promotoria de Justiça do município de Cacimbinhas em parceria com o 7º Batalhão da Polícia Militar e visam desarticular uma organização criminosa que vinha praticando tráfico de drogas, roubo, homicídios e comércio ilegal de arma de fogo na região.
Operação Rios
Com base nas provas técnicas apresentadas, o Gaeco realizou a representação dos mandados, que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.
A operação Rios ganhou este nome em alusão às duas principais cidades da operação, que são cortadas por rios. A organização criminosa atuava com mais intensidade em Santana do Ipanema e Dois Riachos, praticando uma série de roubos e furtos, inclusive na feira do gado que é tradicional no Sertão Alagoano. Além disso, são atribuídos a este grupo criminoso alguns homicídios.
… Cerca de 400 fazedores de cultura desembarcam em Arapiraca no dia 1º de maio para participar da 6ª Assembleia Geral da Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte). O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Arapiraca, estava previsto para acontecer em janeiro, mas foi adiado.
… Segundo o secretário da pasta de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington Magalhães, a assembleia foi adiada em decorrência dos trâmites da Lei do patrimônio vivo.
… “Vamos aguardar para que no momento da assembleia, a gente possa dar posse aos primeiros mestres contemplados. Nosso prefeito Luciano Barbosa é um grande entusiasta desse tipo de evento, porque envolve desde os artesãos aos mestres da cultura popular”, explicou.