Coleção Coco de Roda da Imprensa Oficial reflete a cultura e tradição de Alagoas

Thaíssy Fontan / Ascom Imprensa Oficial (*Sob supervisão)
A cultura e o artesanato de Alagoas ganham destaque na coleção Coco de Roda, da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. A obra A Menina Singeleza, de Renata Baracho, exalta as tradições de Marechal Deodoro, cidade histórica alagoana, conhecida pela riqueza do seu trabalho artesanal, especialmente o bordado filé e a renda singeleza.
O livro A Menina Singeleza faz parte da coleção Coco de Roda, focada no público infantil da Imprensa Oficial. A obra, além de contar uma história envolvente, também apresenta para o público infantil os traços da cultura alagoana ao trazer personagens frutos do trabalho dos artesãos, especialmente aqueles que manuseiam bordados e rendas, característicos da região.
Renata Baracho, autora da obra, conta que sua principal inspiração é a história de Dona Marinita, artesã responsável por não deixar morrer o saber do bico Singeleza, uma renda do artesanato alagoano. A partir daí, veio a ideia de personificar essa e outras rendas tradicionais de Alagoas, o que gerou a maior confusão e diversão entre elas.
A escritora conta um pouco da sua experiência pessoal para a construção do livro. “Eu cresci em meio ao universo das miudezas, dos aviamentos, da costura e do bordado, por conta da loja que a minha família tinha em Maceió e por que minha avó materna sempre foi ligada aos fazeres manuais – e eu sempre fui ligada à minha avó. Então isso, de alguma maneira, criou em mim um repertório. Conheci as rendas do artesanato alagoano de maneira natural, no dia a dia, em casa mesmo. Marechal Deodoro entra na história como Marechal Rendado, em A Menina Singeleza, principalmente porque era a terra de Dona Marinita, no livro, a Senhorinha”, relatou.
A coleção Coco de Roda busca preservar e divulgar elementos da cultura popular alagoana, trazendo narrativas que refletem o cotidiano, as lendas e os saberes transmitidos de geração em geração.
Marechal Deodoro, município rico em expressões artísticas, é conhecido também pelo bordado filé e pelo bico singeleza, técnica que inspirou o nome do livro.
Wbiranilda Albuquerque, artesã do bordado filé e da renda singeleza, conta que conhece a obra e tem orgulho de ser uma das guardiãs dessa tradição. “Eu fico muito feliz quando vejo a peça pronta. Imagino o quanto foi difícil, mas consegui. A cada peça finalizada, sinto um encantamento. Como o próprio nome diz, Renda Singeleza é um sentimento singelo”.
Ela aprendeu a técnica por meio do projeto (Re)bordando o Bico Singeleza, com a mestra Benedita Jatobá. Hoje, faz parte da Casa da Singeleza, no município de Marechal Deodoro, onde ministra oficinas e compartilha esse saber com novas gerações.
Com narrativas que enaltecem o saber popular, a coleção da Imprensa Oficial Graciliano Ramos mantém viva as memórias e os ofícios que fazem parte da identidade de Alagoas, conectando novas gerações ao rico patrimônio cultural do estado.
Onde encontrar mais títulos?
Todos os títulos da coleção Coco de Roda estão disponíveis no site da Imprensa Oficial Graciliano Ramos ou na livraria física, localizada na Avenida Durval de Góes Monteiro, s/n, Anexo B.