24 de abril de 2025

Batalhão Aquático do Bombeiros realiza mais de 194 mil atendimentos e ações preventivas em 2024

image

Ocorrências foram atendidas nos 16 postos de guarda-vidas distribuídos entre o interior e o litoral de Alagoas – Foto: CBM/AL

O Batalhão de Bombeiro Militar de Salvamento Aquático (BBMSA), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), atuou em 194.159 ocorrências e ações de prevenção ao longo de 2024, em todo o estado. Os dados do Sistema Operacional do CBMAL, o Fênix, foram divulgados na terça-feira (22).

Do total, 1.025 correspondem a ocorrências atendidas nos 16 postos de guarda-vidas distribuídos entre o interior e o litoral de Alagoas. Entre as principais ocorrências registradas estão busca de cadáver (32), afogamentos com resgate (330), afogamentos com óbito (2), acidentes com animais marinhos (280), crianças perdidas (153) e outras situações diversas, como emergências clínicas e traumáticas, retirada de anel, tentativas de suicídio, entre outras (228).

As demais 193.134 referem-se a ações de prevenção que são fundamentais para conscientizar a população, evitar incidentes e contribuir significativamente para a redução de casos, demonstrando o impacto direto da orientação e da vigilância no dia a dia de banhistas e turistas.

O levantamento revelou que os meses com maior número de registros foram novembro (18.377), fevereiro (18.453), dezembro (22.108) e janeiro (23.955), período que compreende a alta temporada, marcado pelo intenso fluxo de visitantes e frequentadores das praias, rios e áreas de risco. Esse cenário reforça a relevância da Operação Verão, que promove o aumento do efetivo de militares, viaturas e a ampliação da cobertura dos postos de guarda-vidas em pontos estratégicos do estado durante o período.

Serviço Voluntário Remunerado (SVR)

Durante todo o ano, cinco postos de guarda-vidas se destacaram no número de ações e ocorrências atendidas, são eles Francês (73.297), Mirante (30.644), Gunga (26.264), Jatiúca (21.479) e Guaxuma (18.024). As viaturas GSA 01, responsável pelo litoral norte e sul, e GSA 02, especializada em mergulho, também atuaram de forma estratégica, servindo de base em pontos-chave e em situações que exigiram operações subaquáticas. Além disso, outros postos receberam o reforço do Serviço Voluntário Remunerado (SVR), como o supervisor e os localizados no Sobral, Jacarecica, Ecovia Norte, Barra de São Miguel e Jequiá da Praia.

A atuação de militares do SVR é essencial para ampliar o efetivo e garantir a cobertura em áreas com grande movimentação. Do total de atendimentos, 60.466 foram realizados por militares do SVR, representando 31,1% das ações em 2024. Essa participação tem sido fundamental para salvar vidas e ampliar a capacidade de resposta da corporação, especialmente durante os períodos de alta demanda.

Com o apoio dos voluntários, a corporação amplia sua presença em locais estratégicos como praias, áreas urbanas e rodovias, atendendo regiões com alta concentração de turistas e moradores. Esse reforço também potencializa as ações preventivas, por meio de campanhas educativas, fiscalização e monitoramento de áreas de risco, contribuindo diretamente para a redução de acidentes e mitigação de emergências.

Por CBM/AL