23 de abril de 2025

Lançamento do documentário sobre o Ipaseal será na próxima quinta-feira

lancamento-do-documentario-sobre-o-ipaseal-sera-na-proxima-quinta-feira

Ana Rita Moura / Ascom Ipaseal

O documentário, que conta a história do Ipaseal ao longo dos últimos 62 anos, por meio do depoimento de seus antigos e atuais gestores, servidores e usuários, já tem data de estreia. O lançamento do média-metragem: “Ipaseal – A segurança da Família Alagoana”, será na próxima quinta-feira (24), às 10h, no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió.

O filme, dirigido e roteirizado pelo cineasta Paulo Memória Alli, faz um resumo da dimensão e da importância do órgão para estado de Alagoas durante seis décadas. Assim como relata suas transformações durante este período.

“A ideia de fazer um registro audiovisual sobre a trajetória do Ipaseal surgiu em 2024 durante uma conversa com ao atual diretor-presidente, Adeilson Bezerra. Ele não só entendeu a necessidade em narrar a história da instituição, como viu uma forma de homenagear todos os que fizeram parte dela”, explica Paulo Memória.

A primeira fase do projeto foi de pesquisa e levantamento de dados. Os realizadores contaram com a ajuda do ex-servidor da casa, Alfredo Ramos, que possuía em seus arquivos pessoais, um rico histórico da instituição com documentos, materiais impressos e fotos antigas.

As gravações internas e externas aconteceram nos meses de março e abril deste ano. Eduardo Uchôa, Tereza Laranjeiras, Rogério Pinheiro e Rutneide Pereira foram alguns dos ex-diretores-presidentes que contribuíram com o documentário através de depoimentos sobre as ações implantadas durante suas gestões.

A equipe de produção percorreu ainda alguns dos residenciais construídos pelo Ipaseal, a exemplo dos conjuntos Mangabeiras, Climério Sarmento, Lima Júnior, Alfredo Gaspar de Mendonça, Dom Adelmo Machado e José Tenório.

Slogan

Segundo Paulo Memória, o título do documentário: “A segurança da Família Alagoana” – remete à criação da instituição, quando o slogan foi utilizado pela primeira vez, com a finalidade de passar a ideia de confiança, seguridade e acolhimento aos servidores assistidos pela instituição e seus familiares.

Nos sete andares do atual edifício-sede Coelho Filho, construído no governo Lamenha Filho, em 1972, foram instalados azulejos personalizados em todos os espaços utilizados como copa. As placas de cerâmica tinham como símbolo um alfinete tipo broche com a seguinte frase: “Ipaseal: a Segurança da Família”. Alguns andares continuam com seus azulejos preservados.

Criação

Criado em 4 de dezembro de 1962 pela Lei Estadual nº 2.059, o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal) só foi inaugurado em 1º de agosto de 1963, com o objetivo de prestar assistência previdenciária, médica, hospitalar, odontológica, financeira, habitacional e social aos servidores públicos alagoanos.

Em março de 2005, por meio da promulgação de Lei Estadual nº 6.584, foi extinto o antigo Ipaseal. Em seu lugar foi fundado o atual Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal), que funciona até os dias atuais, ofertando serviços médicos e hospitalares como plano de saúde.

Serviço

Documentário: Ipaseal – A segurança da Família Alagoana;

Estreia: 24 de abril;

Hora: 10h;

Local: Centro Cultural Arte Pajuçara, Maceió. Sala Celso Brandão.