Deputado Daniel Barbosa reforça defesa pela emancipação do campus da Ufal em Arapiraca

Daniel Barbosa – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O deputado federal Daniel Barbosa (PP) voltou a defender a emancipação do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca, destacando a importância da autonomia administrativa e financeira para solucionar problemas estruturais e fortalecer a educação superior no Agreste alagoano.
Por meio das redes sociais, o parlamentar ressaltou que tem acompanhado de perto as dificuldades enfrentadas por alunos e professores, especialmente no que diz respeito à infraestrutura precária do campus. “Recebi muitas mensagens e tenho conversado com alunos e professores sobre esses problemas, que para mim, como arapiraquense, deputado federal e membro da Comissão de Educação, são inaceitáveis. Concentrar a gestão da Universidade diretamente no campus significa dar autonomia e agilidade para resolver problemas recorrentes, como infiltração, que quanto mais demoram a ser solucionados, mais caros e complexos se tornam”, afirmou Daniel Barbosa.
Para fortalecer o debate sobre o tema, o deputado informou que irá realizar uma audiência pública com especialistas da área de educação, além de representantes de outras universidades que passaram por processos semelhantes de emancipação. Como exemplo, citou a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape) (em Garanhuns), desmembrada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em 2018. “Essa é uma caminhada que estamos iniciando, mas juntos vamos conseguir vencer. Conto com vocês nessa luta”, declarou o deputado.
A criação da Universidade Federal do Agreste e Sertão de Alagoas é uma pauta defendida por Daniel Barbosa desde o início do seu mandato na Câmara dos deputados. Segundo ele, a autonomia permitirá maior acesso a recursos para expansão dos cursos e modernização das instalações. Entre os principais projetos vinculados à emancipação, está a construção de um Hospital Universitário, que atenderá a demanda dos cursos da área de saúde, como Medicina e Enfermagem, além de ampliar o atendimento médico à população do Agreste e Sertão.
O campus de Arapiraca já conta com 23 cursos de graduação e três programas de mestrado, sendo um dos principais polos acadêmicos do interior de Alagoas. No entanto, enfrenta desafios como a interdição de blocos devido a problemas estruturais, forçando a adoção do ensino remoto para parte dos cursos. Estudantes têm realizado protestos contra a falta de investimentos e cobram soluções rápidas para a infraestrutura do campus.
Diante desse cenário, Daniel Barbosa reforça que a emancipação do campus é um caminho necessário para garantir a qualidade do ensino e a permanência dos alunos na região. “Vamos trabalhar para emancipar o campus da Ufal Arapiraca, para que problemas de infraestrutura sejam resolvidos com rapidez e não prejudiquem mais o andamento das aulas. Já destinei mais de R$ 2 milhões para reestruturar, modernizar e equipar a Ufal. Seguirei nessa luta. Conto com vocês. Vamos juntos!”, concluiu o deputado.
Assista:
Por Política em Pauta