22 de fevereiro de 2025

Mecanização vai impulsionar Cinturão Verde de Arapiraca

a3a0855e-5638-4e03-8a44-8631483a051f

Minitratores foram conseguidos pelo deputado federal Daniel Barbosa junto à Codevasf

A produção de hortaliças em Arapiraca vai ganhar um novo impulso com a chegada de 36 minitratores agrícolas.

Os equipamentos foram conseguidos pelo deputado federal Daniel Barbosa junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
A mecanização vai ajudar os pequenos e médios agricultores familiares do Projeto Cinturão Verde de Arapiraca.
Atualmente, 450 produtores de hortaliças sustentam suas famílias e produzem renda no campo, com o plantio de alface, coentro, couve, cebolinha, tomate, entre outras culturas.

O Cinturão Verde de Arapiraca abrange uma área estimada de 4 mil hectares. O plantio depende de cada cultura específica, com a média de 2 a 5 hectares por produtor familiar.

Os horticultores contam com apoio e assistência técnica da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), Codevasf, através do Projeto Amanhã, governo do estado e de sindicatos e associações comunitárias locais.

Esta semana, representantes de comunidades rurais receberam capacitação para o processo de mecanização da agricultura familiar pelo Projeto Amanhã da Codevasf.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, Genivaldo Oliveira, os equipamentos devem fortalecer a produção agrícola do Cinturão Verde com a redução da necessidade de mão de obra a partir da mecanização do preparo do solo e também da colheita. Para isso, cada agricultor capacitado atuará como agente multiplicador na operação dos minitratores.
“A intenção do prefeito Luciano Barbosa é que possamos atender ao maior número de agricultores familiares. Por isso, distribuiremos os equipamentos de forma estratégica nessas comunidades para que cada máquina fique o mais próximo possível do beneficiário, sem necessidade de custos com deslocamento, o que facilitará as atividades de preparação do solo e de colheita com a mecanização agrícola”, explicou.
O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares, destacou a parceria entre a Companhia e a Prefeitura Municipal de Arapiraca para execução de ações e projetos que estruturam atividades e cadeias produtivas no município, a exemplo da agricultura familiar.
“O município de Arapiraca possui grande vocação para produção agrícola, que hoje abastece grande parte do estado e a capital Maceió. Isso somente é possível com a força da agricultura familiar. Por isso, a Codevasf e a Prefeitura de Arapiraca firmaram essa parceria e apostam na estruturação de atividades produtivas como essa, que geram renda e trabalho e movimentam a economia de toda uma região. Esses microtratores terão essa função de otimizar o trabalho das famílias no campo”, explicou.
Uma das agricultoras capacitadas foi Welma Celestino. Em 2008, ela já havia sido capacitada pelo Projeto Amanhã da Codevasf nos cursos de Horticultura e de Informática e hoje, como professora de uma escola de campo, recebe nova capacitação para ampliar a mecanização da agricultura familiar no Cinturão Verde de Arapiraca.

Fotos: Ascom SDR Arapiraca

POR ASSESSORIA