21 de fevereiro de 2025

Presidente da AMA prestigia posse do TJAL

rs=w_697,h_465,i_true,cg_true,ft_cover - 2025-02-17T095018.469

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito Marcelo Beltrão, esteve presente na solenidade de posse do presidente da cúpula diretiva do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). “Quero desejar sucesso ao desembargador Fábio Bittencourt, novo presidente do Tribunal, ao vice-presidente Carlos Cavalcanti e ao corregedor-geral Celyrio Adamastor, que essa gestão siga fortalecendo a Justiça e contribuindo para o desenvolvimento dos nossos municípios alagoanos”, destacou Beltrão.

Fábio Bittencourt ratificou o compromisso de fortalecer a Justiça, garantir direitos e promover um Judiciário cada vez mais eficiente, acessível e próximo do cidadão durante a posse. Em seu discurso, o Bittencourt reconheceu a importância das instituições que compõem o sistema de Justiça, como o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Defensoria Pública e as Procuradorias Estadual e Municipais.

“É com orgulho que afirmo que dediquei boa parte da minha vida a essa honrosa missão de julgar, servindo com zelo e compromisso ao Judiciário e ao povo alagoano. Ao longo da minha trajetória, levo comigo a firme convicção de que julgar é, acima de tudo, respeitar a cidadania, a liberdade, o devido processo legal e os direitos fundamentais, combatendo a desigualdade e a arbitrariedade”, disse o presidente.

O desembargador Fábio Bittencourt registrou sua consideração aos ensinamentos, apoio e exemplo que recebeu do ministro Humberto Martins e sua esposa, Rita de Cássia Alves Martins. “As palavras de ambos, de encorajamento e de sabedoria, especialmente em momentos decisivos da minha carreira, foram de enorme valor. Sou grato por essa amizade e parceria”, disse.

Família

Filho do desembargador José Agnaldo de Souza Araújo (ex-presidente do TJAL), Fábio expressou sua gratidão ao pai. “Seu exemplo de retidão, ética e compromisso com a Justiça foi e sempre será meu maior norte. Tudo que sou e tudo que conquistei carrega um pouco dos ensinamentos e valores que ele me transmitiu”, falou.

Além dos tios de consideração, José Martins e Dalva, que auxiliaram nos cuidados dele e de seus irmãos quando perderam a mãe biológica, Maria Nilzete Bittencourt Araújo, precocemente, o presidente homenageou a madrasta Benedita Acioly Araújo.

Fábio Bittencourt também reconheceu a importância da família que construiu e não escondeu seu amor e orgulho dos filhos, da esposa, noras, sogros, irmãos e familiares próximos.

“Não poderia deixar de agradecer à minha esposa, Morgana Maria Fragoso Bittencourt Araújo, meu braço direito, minha companheira de vida, meu apoio incondicional e minha maior motivação. Obrigado por estar ao meu lado em momentos de alegria e angústia, por dividir a vida comigo e me presentear com os meus maiores tesouros: os nossos filhos”, declarou.

Na ocasião, o presidente ainda agradeceu aos desembargadores “a confiança depositada em mim ao me elegerem presidente do TJAL”.

Trajetória

O desembargador Fábio Bittencourt lembrou ainda das instituições de ensino por onde passou, como os colégios Sagrada Família, Sacramento e Marista, e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde se formou em Direito.

Iniciou sua carreira no serviço público como protocolista cartorário, foi consultor jurídico, procurador do Estado e advogado.

Fábio Bittencourt foi juiz nas comarcas de Porto de Pedras, Fleixeiras, Capela, Coruripe e na 28ª Vara Cível da Capital (Infância e Juventude). Desde 2013, atua como desembargador do Tribunal de Justiça.

Antes de assumir o cargo de chefe do Poder Judiciário alagoano, o desembargador foi diretor da Escola Superior da Magistratura no biênio 2019-2020, corregedor-geral da Justiça no biênio 2021-2022. “Cada etapa dessa jornada me trouxe aprendizados inestimáveis e me preparou para este novo desafio”.

Deputado estadual Marcelo Victor, desembargadores da cúpula diretiva, suas esposas e o governador Paulo Dantas. Foto: Adeildo Lobo

Biênio 2025-2026

Empossado administrativamente há quase um mês, Fábio Bittencourt apresentou algumas das primeiras conquistas, como a publicação do Plano de Gestão, disponibilizado no site do TJAL para que todos tenham acesso, garantindo a transparência e democratização das ações que nortearão sua atuação.

“Nosso lema é claro: trabalho, participação e resultados. Essa será a marca da nossa gestão, baseada no esforço conjunto para garantir um Judiciário mais moderno, eficiente e acessível ao cidadão”, avisou.

Entre outros avanços, o presidente frisou a implementação de medidas que reconhecem e fortalecem o trabalho dos juízes alagoanos, o planejamento de migração do SAJ para o Eproc, planejamento de reestruturação da Secretaria de Processamento Unificado (SPU), entre outros.

“A história do TJAL é construída pelo esforço coletivo de homens e mulheres comprometidos com a Justiça. Sei que, com união e dedicação, seremos capazes de entregar ao povo alagoano um Judiciário ainda mais forte, transparente e eficiente”, finalizou o presidente.

Por Assessoria