24 de fevereiro de 2025

Vereadores pedem a desativação da Central de Marcação de Exames, após caos no atendimento a população

b47f2fd5-8951-4428-b7df-3adde8f81263

De autoria do Vereador Helenildo Neto, foi aprovada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, nesta quarta-feira (12), a indicação (051/2025) que pede a descentralização da marcação de exames e da entrega e distribuição dos medicamentos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O local está obsoleto e não atende mais a demanda de usuários do serviço público.

O tema foi amplamente debatido e aprovado pelos parlamentares, sobretudo após o flagrante registrado pelo vereador Gileninho Sampaio, na última segunda-feira (10), quando testemunhou dezenas de pessoas se aglomerando em longas filas à espera pelo atendimento para marcação de exames. “A prefeitura precisa desativar essa central”, todos concordam.

Os vereadores pedem a desativação gradativa da Central de Marcação e que a população volte a ser atendida na sua Unidade Básica ou Posto de Saúde de referência. A proposta é que tais marcações, bem como as entregas dos medicamentos básicos voltem a ser realizadas na própria comunidade, diminuindo assim os transtornos e desconfortos atualmente causados à população.

Os vereadores questionaram quais seriam os motivos para manter em funcionamento um único local para atender toda a população de Palmeira dos Índios, na marcação de exames. O deslocamento dos moradores e as grandes filas à céu aberto são incabíveis, no entendimento dos parlamentares.

Em tempo, a Câmara Municipal aprovou o requerimento convocando a Secretária de Saúde, Zoé Duarte, para comparecer, na próxima sessão ordinária, para dar explicações sobre o problema. A iniciativa da ampla maioria do Legislativo pretende buscar meios, junto ao Executivo, para minimizar os problemas dos usuários do SUS em Palmeira dos Índios.

POR ASSESSORIA