Bombeiros combatem incêndio em vegetação próxima a tubulações da Petrobras
Ascom PMAL
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) foi acionado na tarde desta quinta-feira (16) para combater um incêndio em uma residência abandonada no bairro Brasília, em Arapiraca. Uma viatura com três militares foi deslocada para atender à ocorrência.
As chamas, que ameaçavam se alastrar para um imóvel vizinho, foram controladas pela equipe de bombeiros. A ação garantiu que o fogo fosse completamente extinto, evitando maiores danos a estrutura e vizinhança.
Em casos de incêndio como esse, o Corpo de Bombeiros orienta que as pessoas mantenham a calma, afastem-se da área de risco e acionem imediatamente a corporação pelo telefone 193. É importante ainda não combater as chamas sem o preparo adequado e permanecer em segurança enquanto aguarda a chegada das equipes especializadas.
Incêndio em Pilar
Também na tarde desta quinta, o CBMAL atuou no combate a um incêndio de grandes proporções em um canavial localizado próximo a um poço de petróleo na Fazenda Lamarão, às margens da BR-316, na zona rural de Pilar.
O fogo ameaçava tubulações da Petrobrás, o que exigiu uma ação rápida e coordenada. A guarnição utilizou técnicas de combate direto às chamas, com o apoio de caminhões equipados com bomba de combate a incêndio pertencentes à própria fazenda.
Após a extinção das chamas, os bombeiros realizaram o rescaldo da área, garantindo que não houvesse o retorno das chamas. Também foi feito o isolamento das áreas próximas aos poços de petróleo para garantir a segurança da operação e prevenir danos ambientais maiores.
Em situações de incêndio em vegetação, é fundamental acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193, afastar-se do local para evitar a inalação de fumaça, não tentar apagar as chamas por conta própria, especialmente em áreas extensas, e informar com precisão a localização e a extensão do incêndio. Além disso, evite descartar materiais inflamáveis ou acender fogueiras em áreas próximas a vegetações secas, colaborando para prevenir novos focos de incêndio.