Senar anuncia primeiro Centro de Treinamento Agropecuário em Alagoas
O Sistema Faeal/Senar começa o ano de 2025 dando uma boa notícia aos produtores rurais de Alagoas, a construção do primeiro Centro de Treinamento Agropecuário no estado, que vai ampliar as ações desenvolvidas pela instituição em prol do desenvolvimento do agronegócio. O anúncio foi feito pelo presidente da Faeal, Álvaro Almeida, que fez um balanço das atividades do sistema em 2024.
“Ainda estamos comemorando os resultados de 2024, um ano muito produtivo para o agronegócio, mas é também com muita satisfação que comunico a chegada do primeiro Centro de Treinamento Agropecuário em Alagoas, que será um dos maiores do Nordeste, graças ao empenho do presidente da CNA, João Martins, a quem agradecemos pela atenção dedicada ao nosso estado”, afirma Álvaro Almeida.
O CTA já funciona em outros estados, mas é uma conquista inédita para Alagoas, que tem ampliado sua produção na agricultura e na pecuária, com o apoio importante da Federação e do Senar. “Somos a representação institucional do produtor rural no estado e também garantimos a formação profissional e a assistência técnica e gerencial que tanto contribuem para o crescimento do agronegócio em nosso estado”, completa o presidente.
Durante o exercício de 2024, o Sistema Faeal/Senar atendeu mais de 34 mil produtores rurais em Alagoas, ultrapassando a meta definida para o ano, que era de 30 mil atendimentos. “O crescimento das ações desenvolvidas pela instituição é contínuo ao longo dos últimos anos, com um histórico de mais de 11 mil propriedades atendidas pela assistência técnica e gerencial”, informa o superintendente do Senar Alagoas, Fernando Dória.
Em 2024, mais de 8.360 produtores passaram pela ATeG, em projetos que englobam 14 cadeias produtivas em todas as regiões do estado. “Além da assistência técnica e gerencial, ressalto a importância das ações desenvolvidas pela Formação Profissional Rural e pela promoção social que muda a vida das pessoas atendidas com informação, educação e inclusão, principalmente mulheres e jovens”, explica a superintendente-adjunta do Senar, Luana Torres.
Programas de Saúde
Ela também chama a atenção para o Programa de Saúde do Homem e da Mulher Rural, que leva mutirões de saúde e prevenção para todas as regiões de Alagoas. São exames de citologia, que previnem o câncer de colo do útero, e de mamografia, importante para detectar o câncer de mama. No caso dos homens, que realiza o PSA, exame de sangue para detectar possíveis casos de câncer de próstata, assim como o exame do TOC, realizado pelo médico Mário Ronalsa e sua equipe.
“O grande diferencial do projeto, realizado em parceria com as prefeituras, é encaminhar os casos detectados para o tratamento pelo SUS, que resulta em melhoria na qualidade de vida e na possibilidade de cura”, completa Luana Torres.
Para o presidente do Sistema Faeal/Senar, Álvaro Almeida, todos esses programas e ações implementadas pela instituição tem como objetivo criar um ambiente propício para o pleno desenvolvimento do agronegócio em Alagoas, apoiando e capacitando o produtor rural.
“O ano de 2024 ainda teve importantes conquistas, como a inauguração do nosso novo espaço de eventos, no Parque da Pecuária, que presta uma homenagem ao presidenta da CNA, João Martins e também o lançamento do Programa RetifiCAR no nosso estado, em parceria com a CNA e o IMA, que visa a retificação do Cadastro Ambiental Rural, imprescindível para a regularidades das propriedades rurais em Alagoas”, destaca Álvaro Almeida.
O ano de 2025 também começa com inscrições gratuitas para os cursos técnicos com Agricultura, Agronegócio, Fruticultura e Zootecnia, que podem ser acessadas pelo site etec.senar.org.br. Neste mês de janeiro, temos ainda a fase seletiva do Programa CNA Jovem, que desenvolve habilidades de liderança para a juventude que trabalha ou vive no campo.
“Como já mencionei, são muitas as ações a serem desenvolvidas durante todo o ano. Os interessados podem acompanhar essas atividades através dos nossos sites, nas redes sociais e ainda procurando a nossa sede, aqui no bairro de Jaraguá”, conclui o presidente Álvaro Almeida.
Por Assessoria