Educação e moradia: obras de escola modelo e casas na Mangabeiras entram em reta final
Duas grandes obras da gestão de Luciano Barbosa chegam na fase final: a escola modelo em tempo integral, na Baixa Grande, e as casas para os moradores do bairro Mangabeiras.
A escola será a 13ª de tempo integral da rede municipal de Arapiraca e terá uma estrutura referência para todo o Brasil. Com 12 salas de aula, auditório, sala de professores, refeitório, laboratórios de informática, salas de robótica, ciências, biblioteca, auditório com capacidade para 60 pessoas, espaço de convivência, refeitório, espaço multifuncional, passeios, jardins e playground para atender mais de 300 alunos.
A educação tem sido uma das prioridades da gestão que construiu cinco creches e revitalizou outras seis; além de três novas escolas entregues para a população e a modernização de mais 20.
O ano letivo de 2025 contará com mais duas novas escolas, uma no Residencial Nossa Senhora Aparecida e outra na Baixa Grande que será em tempo integral, ofertando mais 300 vagas para a rede de ensino municipal. Outros novos centros de educação infantil também estarão funcionando no próximo ano, nos bairros João Paulo II, Residencial Vale da Perucaba e no Povoado Bom Nome. As Arapiraquinhas, bibliotecas digitais que foram idealizadas nos primeiros mandatos de Luciano Barbosa, também receberam atenção nesta gestão.
Além disso, as obras das residências do bairro Mangabeiras estão avançadas, o prefeito tem visitado para acompanhar o andamento. Ao todo serão 100 casas para a população que vive na região, as famílias foram selecionadas previamente pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da região, dando prioridade a mães chefes de família, moradores do bairro há mais de cinco anos e famílias com idosos ou crianças com deficiências. Cada casa conta com dois quartos, sala de estar, cozinha ampla, banheiro e área de serviço.
A construção conta com o apoio do deputado federal Daniel Barbosa, que destinou recursos para a construção. Para ele, poder garantir a dignidade por meio da moradia é um compromisso com o povo arapiraquense. “Este é um exemplo claro de como a política pode e deve trabalhar para quem mais precisa. Investir na construção de moradias dignas é uma forma de oferecer qualidade de vida às famílias, garantindo segurança, conforto e um lar onde possam construir suas histórias. Estamos honrando nosso compromisso de combater as desigualdades e transformar a realidade das comunidades mais vulneráveis de Arapiraca”, afirmou o deputado.
Por Lysanne Ferro