Defesa Civil de Maceió participa de workshop sobre mudanças climáticas
Iniciativa conta com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional
Assessoria
A Defesa Civil de Maceió, que desenvolve um trabalho de prevenção a desastres, participou nesta sexta-feira (9), do Workshop Resiliência Comunitária e Mudanças Climáticas. O evento, que teve o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (United States Agency for International Development, USAID), debateu questões atuais sobre desastres.
Na ocasião, foram citados os principais eventos climáticos ocorridos recentemente no Brasil e como a comunidade deve se preparar para desastres naturais e discutido também como a população deve agir e reagir a essas mudanças no clima.
“É um tema muito importante e atual, pois vemos hoje que muitas cidades não estão preparadas para eventos climáticos e não realizam as ações preventivas, causando grandes desastres, destruição e também, infelizmente, mortes. O que, graças a um trabalho de prevenção realizado pela Defesa Civil de Maceió, pelo terceiro ano consecutivo, não há registro de vítimas fatais aqui na capital”, afirmou o coordenador-geral, Abelardo Nobre.
Além de agentes da Defesa Civil de Maceió, alunos da rede pública municipal de ensino e do curso de meteorologia da Universidade Federal de Alagoas participaram do evento.
Palestraram no Workshop o diretor do Programa Regional de Assistência e Desastres da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Paulo José Barbosa; o presidente da rede Mundaú Mundo e fundador do Instituto MandaVer, Carlos Jorge; e o professor e coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre.