Alagoas atinge redução de índices de criminalidade no primeiro semestre de 2024, aponta relatório
No balanço feito, no estado de Alagoas, foi possível observar a redução dos índices de criminalidade, em comparação ao mesmo período de 2023 – Foto: Juliana Leandro
O Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), apresentou, na manhã desta quarta-feira (03), os dados do Relatório do Núcleo de Estatística e Análise Criminal, referente ao primeiro semestre de 2024. Na coletiva de imprensa, foram mostrados os números do balanço feito, no estado de Alagoas, onde foi possível observar a redução dos índices de criminalidade, em comparação ao mesmo período de 2023.
O governador Paulo Dantas iniciou a solenidade dando a palavra para o Secretário Executivo da SSP, o delegado José Carlos, que abriu a sua fala informando que os dados seriam apresentados em duas partes: primeiro, a apresentação dos índices do primeiro semestre de 2024 – de janeiro à junho, e, em seguida, os do mês de junho.
De acordo com o relatório apresentado pelo secretário, nesse primeiro semestre, houve uma redução na criminalidade em Alagoas de 6%, em comparação ao mesmo período de 2023. Segundo os dados que foram apresentados, este ano, Alagoas teve 548 registros de crimes como homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de mortes (CVLIs). Já no ano anterior, o número de CVLIs foi superior, chegando à marca de 585 registros.
A boa notícia se estende à capital alagoana. Maceió também apresentou diminuição significativa dos índices de crimes registrados, atingindo a marca de 9,36% de redução na criminalidade, em comparação ao primeiro semestre de 2023. Já no município de Arapiraca, houve um aumento de 19,51% nesses índices. Sobre isso, o secretário executivo José Carlos afirmou que estará trabalhando para, até o final deste ano, conseguir reverter esse quadro, e poder atingir, também em Arapiraca, índices reduzidos dos crimes registrados.
O balanço apresentado pelo governo de Alagoas é o segundo melhor da série histórica. Com relação ao crime de feminicídio, a marca atinge o primeiro lugar na série, com uma redução de 16,67% nos casos de crimes cometidos contra a mulher no estado. A intenção, segundo o secretário, é de reduzir ainda mais esse número no segundo semestre desse ano.
Em relação ao mês de junho, os números de CVLIs em Alagoas, também apresentaram redução. Foram registrados 84 casos, o que significa uma redução de 8,33%, em comparação com o mês de junho no ano de 2023.
Outro dado importante, que foi apresentado durante a coletiva nesta quarta-feira (3), foram os números de prisões feitas nesse primeiro semestre de 2024. De janeiro a junho deste ano, Alagoas conseguiu realizar mais de 700 prisões, em decorrência dos crimes de homicídio, tráfico de drogas, organização criminosa, estupro de vulnerável, entre outros. No comparativo com 2023, esses índices também foram melhores, sendo um aumento de 43,55%.
O governador Paulo Dantas reforçou o compromisso em combater os crimes no estado, e a impunidade. “Alagoas do passado não irá voltar! Qual é a Alagoas do passado? Quando matava, praticamente, duas mil e duzentas pessoas, por ano, aqui em Alagoas. A gente não vai admitir, de maneira nenhuma, ‘crime de mando’, coronelismo, de maneira nenhuma!”, disse o governador. Dantas concluiu, afirmando que todo aquele que pretender cometer algum tipo de crime no estado, será duramente punido.
O governador pontuou, ainda, que as diversas ações, em todas as áreas significativas de atuação do governo do estado, como educação, empregabilidade, turismo, colaboram para ajudar a atingir essas metas, na redução os crimes praticados em Alagoas.