23 de novembro de 2024

Prefeito Luciano enaltece papel da Uneal como polo de conhecimento científico e de formação educacional

Davi Salsa (Gabinete do Prefeito)

Fotos: Pablício Vieira
Ascom Arapiraca

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, autorizou neste domingo (23), a construção do campus da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca. O atual campus funciona no prédio da Escola Estadual Costa Rêgo, no bairro Alto do Cruzeiro.

O anúncio foi feito ao lado do prefeito Luciano Barbosa, em cerimônia ocorrida no Teatro do Sesi, no bairro Primavera.

Na ocasião, o governador Paulo Dantas também confirmou a realização de concurso para 127 vagas na Uneal. As 127 vagas são 45 para professores e 82 para técnicos. A reforma inclui prédios novos em Palmeira dos Índios, Arapiraca e São Miguel dos Campos.

O ato de assinatura da ordem de serviços contou com a presença do reitor Odilon Máximo; dos deputados federais Daniel Barbosa, Paulão, Rafael Brito; dos deputados estaduais Ricardo Nezinho e Ronaldo Medeiros, além dos vereadores arapiraquenses Léo Saturnino, Zé Carlinhos, Pablo Fênix, Doutor Fábio e Edvânio do Cangandu.

A secretária de estado da Educação, Roseane Vasconcelos, a secretária municipal de Educação, Eliete Rocha, o secretário de estado da Ciência e Tecnologia, Sílvio Bulhões, o secretário de Articulação Política da Vice-Governadoria no Agreste, José de Macedo, também participaram do evento juntamente com secretários, secretárias municipais, professores, estudantes e representantes da comunidade acadêmica e dos diversos segmentos da sociedade arapiraquense.

Durante a solenidade, o deputado federal Daniel Barbosa destacou a parceria do governo estadual com os municípios no setor educacional, enaltecendo a continuação dos projetos desde a época da gestão de Luciano Barbosa como secretário estadual de Educação com o coroamento da luta de todos os que fazem a Uneal.

Em sua fala, o prefeito Luciano Barbosa parabenizou o governador Paulo Dantas pela iniciativa e fortalecimento da Uneal, com o anúncio da construção do campus e do concurso público para a contratação de professores e técnicos administrativos.

“A Uneal tem uma história de muitos avanços. No início como faculdade de formação de professores teve papel importante na formação educacional em Arapiraca e no interior de Alagoas. Anos mais tarde, com a estadualização, ampliou os cursos e tornou-se um polo de conhecimento científico. A construção do campus representa a realização de um antigo sonho de todos que fazem a universidade e dos arapiraquenses”, afirmou.

Em Arapiraca, o governador Paulo Dantas lançou também o programa de construção de escolas públicas, denominado de “Escola do Coração”, e que prevê a construção de 56 novas unidades, incluindo escolas indígenas em diversas regiões do estado.