22 de novembro de 2024

JULGAMENTO DO RECURSO DE COLLOR CONTRA CONDENAÇÃO POR LAVAGEM DE DINHEIRO E CORRUPÇÃO PASSIVA É SUSPENSO NOVAMENTE

Collor anuncia Gaspar para SSP – Foto: Divulgação

O ministro Gilmar Mendes pediu vista e o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu novamente o julgamento do recurso de Fernando Collor de Mello contra as condenação por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

O julgamento havia sido suspenso em fevereiro, com pedido de vistas do ministro Dias Toffoli, e agora foi suspenso novamente, ao pedido de vistas de Gilmar Mendes. Até o momento, os ministros Alexandre de Moraes e Edson Fachin votaram para rejeitar os recursos de Collor. O ministro Dias Toffoli votou para acolher os recursos. Com a vista, agora o ministro Gilmar tem até 90 dias para devolver o caso para julgamento.

A defesa de Collor tenta reverter a condenação do político junto ao STF, a qual Collor é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.Devido a condenação, Collor pode pegar 8 anos e 10 meses de prisão, em regime inicialmente fechado. A aplicação da pena deverá ser com base na contestação apresentada por Collor, mas o julgamento da contestação foi suspenso.

Na ação penal, derivada da Operação Lava Jato, o ex-senador e ex-presidente foi acusado de receber propina de um esquema de corrupção na BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Os empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Leoni Ramos também foram condenados.