Biblioteca Pública Estadual sedia a 2ª edição do Torneio de Xadrez
Evento foi um marco de inclusão e interação entre profissionais e amadores – Foto: Ascom Secult
A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, em parceria com a Federação de Xadrez do Estado de Alagoas (Fexeal), realizou na última quinta-feira (6) a segunda edição do seu torneio de xadrez, alcançando um recorde de participação com 60 inscritos. O evento, que triplicou o número de participantes em relação à edição anterior, foi um marco de inclusão e interação entre profissionais e amadores, promovendo a troca de conhecimento e diversão entre todos os presentes.
A supervisora da biblioteca, Mira Dantas, comemorou o sucesso do evento e destacou a importância de atrair mais pessoas para conhecerem o espaço. “Duplicamos o número de participantes do último torneio, reflexo das ações que viemos trabalhando para expandir o público da nossa biblioteca. É gratificante ver tanta gente, de todas as idades e tão diferentes umas das outras, interagindo e se respeitando através do esporte”, disse.
O torneio também foi elogiado por Sheila Rodrigues, mãe de Pedro Henrique, de 13 anos, que possui transtorno do espectro autista. Sheila destacou a segurança e a inclusão proporcionadas pelo evento. “Para nós, conviver é uma necessidade, e para uma criança com algum aspecto, ou não, exercer isso gratuitamente é muito importante. Como mãe e frequentadora da biblioteca, desejo que essas ações sejam contínuas, para que mais pessoas possam conhecer e explorar suas habilidades nesse espaço tão acolhedor”, afirmou.
Com 25 anos de esporte, o instrutor do torneio e presidente da Fexeal, Jaime Miranda, celebrou a oportunidade de ampliar o interesse pelo xadrez no estado. “É gratificante ver a evolução do xadrez no estado. Atualmente, contamos com mais de 4 mil filiados que representam nosso estado em diversos campeonatos. É importante esse espaço da biblioteca está de portas abertas para receber todos os que já praticam esse esporte, como também para os que, futuramente, possam se descobrir como jogadores”, ressaltou Jaime.
Além das medalhas de ouro, prata e bronze, a competição contou com as categorias Sub-18 e Melhor Feminino, incentivando a participação das crianças e das mulheres no esporte. A campeã da modalidade, Raissa Moura, comemorou a troca de aprendizado proporcionada pelo torneio. “Eu jogo desde criança, mas pude aprender muito aqui até com quem está começando. É tudo muito massa e organizado, além de ser uma oportunidade de conhecer a biblioteca. E pretendo voltar para participar de outras atividades aqui. Foi muito legal ver novas pessoas inseridas no nosso esporte através dessa competição”, afirmou a Raissa.
O grande campeão do torneio, João Paulo Galvão, destacou a importância do fomento ao esporte pelo estado. “Fico muito feliz em ver essa nova geração tão empenhada no nosso esporte. A competição foi muito acirrada, mas foi muito bom ganhar, e espero os próximos torneios”, disse o medalhista de ouro.
A supervisora da biblioteca relembrou as atividades regulares da instituição, como a Tarde de Jogos, que ocorre todas às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, no espaço Geek da biblioteca. “Realizamos a Tarde de Jogos com xadrez, dama, baralho, dominó e até RPG. É uma variedade para todos os gostos, então fica o convite para quem quiser vir se divertir e aprender mais sobre suas habilidades”, convidou Mira.
A participação na “Tarde de Jogos” é gratuita e não requer inscrição prévia. Os interessados podem comparecer à recepção da biblioteca, localizada na Praça Dom Pedro II, no Centro de Maceió, e escolher a atividade desejada.
Por Assessoria