Alagoano Neymarzinho, de 11 anos, troca de clube e deixa o Santos
O Palmeiras se acertou com a família de Neymarzinho, de 11 anos, após o atacante ser dispensado do Santos. O jovem treinará no Verdão a partir de 10 de janeiro. Willamys Neymar, o Neymarzinho, nasceu em julho de 2011, logo depois de o Peixe levantar o troféu da Libertadores da América com Neymar como destaque. Natural de Maceió (AL), foi indicado ao Santos por Joãozinho, ex-observador das categorias de base do Peixe. Atacante canhoto, Neymarzinho foi “escondido” pelo Santos, até para evitar comparações com o craque do PSG. Willamys já havia sido procurado pelo Palmeiras antes do acerto com o Santos. Agora, os representantes de Neymarzinho se reuniram com João Paulo Sampaio, coordenador da base do Verdão, e fecharam acordo.
“Fui avisado que ele era diferente, uma mosca branca. E para melhorar a história, tinha o nome de Neymar. Eu saí da Bahia e fui para Maceió vê-lo. E é impressionante. Eu já vi e revelei muitos talentos, mas ele é acima de todos. O nome não é por acaso”, disse Joãozinho ao UOL Esporte.
Cheio de expectativa, Neymarzinho não empolgou o Santos nos treinamentos desde outubro. Ele ficou perto de ser dispensado em outubro e novembro e não resistiu agora, em dezembro. A família foi comunicada na última semana. O Santos fez cerca de 30 dispensas entre todas as categorias de base. O Peixe alega que esse “giro” é natural e as avaliações são feitas pelos treinadores e observadores, com orientação da supervisão dos elencos.
Neymar chegou desnutrido, passou por um período pra ganhar peso e massa muscular até se destacar em campo. O CT Canarinho na Bahia é conhecido por ajudar na formação de atletas, e já tinha sido procurado por Inter, Grêmio e Flu, mas o objetivo mesmo era colocar o menino no Santos.
“Minha mãe ficou com medo de sair da nossa cidade, mas o Joãozinho mostrou que eu tinha um futuro brilhante para ser mostrado. Fui para o Canarinho e só tenho de agradecer ao Joãozinho, Luciano e minha treinadora Tânia por acreditarem em mim. Foi ali que meu sonho começou a ser conquistado”, contou o garoto Neymar. Neymarzinho realizou o primeiro objetivo de chegar ao Santos, mas essa história poderia ter sido interrompida por causa da covid-19. Em 2020, o garoto, com 9 anos, quase morreu. Willamys Neymar ficou sete dias intubado e teve duas paradas cardíacas.
Ao todo, foram 18 dias entre o Hospital da Mulher e o hospital universitário de Maceió. O medo foi grande, mas o menino não teve sequelas e dias depois da alta já estava novamente nos campinhos de terra.
Por Tribuna Independente