23 de novembro de 2024

EXPOSIÇÃO IMERSIVA SOBRE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL UNE ARTE E TECNOLOGIA PARA HOMENAGEAR CENTENÁRIO DE ARAPIRACA

Exposição em Arapiraca – Foto: Assessoria

Obras que simbolizam o centenário da cidade de Arapiraca estarão disponíveis em uma exposição imersiva para o público a partir de quinta-feira (02). A mostra “Cultura Digital na Preservação do Patrimônio Cultural” será aberta para visitação às 19h, na sede da Startup Phi Criativo, localizada na rua Antônio Marroquim, 673, Baixão, em Arapiraca.

A exposição apoiada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, ficará disponível até o dia 18 de maio, com disponibilidade para visitação de segunda-feira a sábado, das 14h às 21h.

A proposta da exposição é proporcionar a imersão e interação do público em obras sobre o patrimônio histórico do município arapiraquense, como edifícios e outros símbolos históricos importantes. A mostra utiliza a tecnologia de realidade aumentada e realidade virtual para que os visitantes possam ter uma experiência única entre o real e o virtual por meio de cada tela exposta.

Estarão expostas esculturas de Felipe Rinaldi, Geraldo Dandas, Zezinho, quadros de Ismael Pereira, Junior Borges, Felipe Rinaldi e Jean Marcelo. Já na realidade aumentada e realidade virtual o público poderá apreciar o Cine Trianon, o Bar do Paulo, a Igreja de São Sebastião, a Praça Marques da Silva do ano de 1980, o Clube dos Fumicultores, entre outros.

Para o artista visual e idealizador da mostra, Antonio Albério, a exposição ajuda a preservar visualmente a história da cidade. “Com o uso dessas tecnologias, gerações futuras podem ter acesso a essas representações realistas e detalhadas. Essas novas tecnologias oferecem a oportunidade de um aprendizado imersivo, permitindo que as pessoas explorem virtualmente os locais históricos. Todos poderão ter acesso a esses espaços sem a necessidade de estar fisicamente presentes na cidade. Isso amplia o alcance da história de Arapiraca e permite que pessoas de diferentes partes do mundo se conectem com a herança cultural do município”, disse o idealizador da exposição.

O projeto foi selecionado e aprovado por meio do edital n° 28/2023 de chamamento público para seleção de projetos culturais voltados para o fomento e a preservação do patrimônio cultural no estado, da Lei Paulo Gustavo Alagoas, lançado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Para mais informações e agendamentos de visitas em grupos, os interessados podem entrar em contato por meio do número (82) 99637-3610. As visitas são de terça-feira a sábado, a partir das 14h

Serviço:

Exposição “Arar Preservação do Patrimônio Cultural”
Data: 02 a 18/04
Horário: 14h às 21h
Local: Rua Antônio Marroquim, 673, Baixão- Arapiraca