Ciclovia do Trabalhador é reconhecida nacionalmente como melhor projeto de mobilidade urbana
Lysanne Ferro
A antiga ferrovia de Arapiraca tem se transformado em um espaço acolhedor e seguro para ciclistas e pedestres com a Ciclovia do Trabalhador. A maior obra de mobilidade urbana de Alagoas foi reconhecida como o melhor projeto de mobilidade urbana nesta quinta-feira (21) ganhou o prêmio internacional de Smart City, durante evento realizado em Curitiba-PR.
O reconhecimento foi comemorado por todos, a secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rosa Lira, representou o prefeito Luciano Barbosa na cerimônia e destacou que a Ciclovia é um projeto que impactou toda uma comunidade. “Que presente a gente está recebendo neste centenário, esse é um momento impagável. Eu gostaria de dizer a vocês que essa premiação é diária. Ao ver como a nossa população utiliza esse projeto em seu dia a dia, para ir ao trabalho, à escola, enfim, se locomover nos traz a mente a lembrança de uma antiga ferrovia que hoje está sendo referência de mobilidade urbana para toda a comunidade, isso é uma premiação diária”, comemorou a secretária.
O prefeito Luciano Barbosa comemorou nas redes sociais. “Deus é bom o tempo todo! Quem trabalha com amor e dedicação pelo seu povo tem sua recompensa. Agradeço a todos os servidores da prefeitura pelo belíssimo prêmio que nossa gestão acabou de ganhar no Encontro Nacional de Smart City, na cidade de Curitiba. Dedico esse prêmio aos 100 anos de Arapiraca e agradeço às arquitetas e arquitetos da SEDUMA pelo projeto e às engenheiras e engenheiros pela execução. Estou muito feliz! É muito lindo ver nossa Arapiraca nordestina brilhar no sul do país”, declarou.
Acompanharam a cerimônia parte da equipe responsável pelo projeto da Ciclovia, as arquitetas Larissa Cajueiro e Katiane Duarte, que hoje é Superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito. Esse não é o primeiro prêmio que o projeto traz para a capital do Agreste, no final de 2023, a Ciclovia ficou na 2ª colocação no Prêmio Maguito Vilela de Boas Práticas em Gestão Municipal, da Fundação Ulisses Guimarães, em Brasília.
Até agora, quatro etapas da Ciclovia do Trabalhador foram inauguradas, cerca de 1,5 km. Beneficiando a população residente nos bairros Primavera, Eldorado, Baixão e Centro.
O projeto contempla 11 bairros da cidade, interligando o viaduto nas imediações do Centro Administrativo, até a rodovia AL-115, nas proximidades do Residencial Brisa do Lago.
Fonte: Jornal do interior/ Lysanne Ferro