Campanha do Hospital de Emergência do Agreste busca reforço no estoque de sangue antes do Carnaval
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, lançou, nesta segunda-feira (5), campanha para garantir o abastecimento da Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) antes do período carnavalesco. A ação visa sensibilizar servidores e acompanhantes de pacientes a se tornarem doadores de sangue.
Isso porque, historicamente, o número de pessoas acolhidas na maior instituição hospitalar do interior de Alagoas aumenta durante o Carnaval, principalmente vítimas de acidentes de trânsito. Durante a Folia de Momo de 2023, o hospital atendeu 825 pessoas, sendo 235 (28,4% desse total) referentes a acidentes automobilísticos. Dentre esses, 164 pacientes se feriram em ocorrências envolvendo motocicletas.
A diretora-geral do Hospital de Emergência do Agreste, a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, destaca a importância da campanha para a sociedade em geral. “É fundamental conscientizar a comunidade sobre a necessidade de doação de sangue, pois a demanda aumenta consideravelmente durante o Carnaval. Contamos com a solidariedade dos servidores e acompanhantes para garantir que o Hemoal Arapiraca esteja preparado para atender a demanda”, explicou.
Ao longo da semana, serão distribuídos panfletos informativos e realizados trabalhos de conscientização com as equipes do hospital e acompanhantes de pacientes. A contribuição de cada doador é essencial para assegurar que o estoque de sangue esteja adequado às demandas durante o período festivo. A comunidade é convocada a abraçar essa causa e fazer a diferença na vida daqueles que necessitam de transfusões sanguíneas emergenciais.
O Hospital de Emergência do Agreste é referência na II Macrorregião de Saúde, composta por 46 municípios. A instituição também acolhe pacientes provenientes de municípios localizados em outros estados como Bahia, Pernambuco e Sergipe.
Para doar:
• Ter peso igual ou superior a 50 quilos;
• Ter idade entre 16 e 69 anos;
• Apresentar documento original com foto;
• Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
•Estar alimentado e evitar comidas gordurosas antes da doação.
Atenção: Se for menor de idade, deve estar acompanhado dos pais ou responsável legal, ambos devem apresentar o documento original com foto.
Por Assessoria