SAÚDE DIGITAL: ARAPIRACA JÁ INVESTIU MAIS DE R$ 2 MILHÕES EM INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
A transformação tecnológica na Atenção Primária é um assunto de grande importância para a Prefeitura de Arapiraca. Por meio da Secretaria de Saúde, foram investidos mais de R$ 2 milhões na área durante o ano de 2023 e realizados mais de 2 mil atendimentos de manutenção e aprimoramento, além da implantação de grandes marcos.
Quando se trata de suporte tecnológico, o e-SUS foi um destes grandes marcos. A implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em 100% das UBS do município, feito atingido no ano de 2023, representa um grande avanço na modernização do serviço oferecido, permitindo mais agilidade e eficiência no atendimento.
O número de produções utilizando o PEC passou de 25 mil, em 2022, para mais de 40 mil em 2023. O aumento foi possível também graças à distribuição de aparelhos exclusivos para o gerenciando do prontuário, que são utilizados por todos os profissionais ativos nas unidades.
Outro avanço notável foi a implantação do Hórus, um sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica, que permite, de forma on-line, o controle de estoque e a distribuição dos medicamentos disponíveis no SUS. Assim como o PEC, ele está disponível nas farmácias de todas as 39 UBS do município.
Dentre computadores, tablets, notebooks, impressoras e outros, foram adquiridos mais de 1,8 mil itens de informática. A maioria desses investimentos partiu de recurso próprio da Prefeitura, mostrando que a Gestão Municipal entende a importância do suporte tecnológico para o desenvolvimento de áreas como a saúde.
Tecnologia, informação e comunicação
A Atenção Primária agora também conta com o programa Telessaúde, do Governo Federal, implantado em 100% das unidades. O objetivo é fortalecer e melhorar a qualidade do atendimento por meio de ferramentas e tecnologias da informação e da comunicação. Neste sentido, o município também recebeu novas salas de treinamento e suporte ao PEC e aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Em parceria com o Grupo de Tecnologia de Informação (GTINFO), foram criadas ferramentas de monitoramento do serviço executado, bem como de gerenciamento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.
O trabalho não para
Para 2024, os projetos da Secretaria de Saúde, no que diz respeito aos avanços tecnológicos implantados na Atenção Primária, incluem a execução de um portal digital que incluirá informações sobre os serviços oferecidos, além de marcação de exames via Whatsapp ou o aplicativo Meu SUS Digital.
Também serão implantados uma Sala de Situação em parceria com a Vigilância Sanitária, criação de um sistema de gestão de leitos, o sistema de prontuário nas Unidades Especializadas e outros avanços.
Por Assessoria