24 de novembro de 2024

Sistema Estadual de Bibliotecas promove oficinas gratuitas da Plataforma Metabooks para profissionais

Inscrições para as oficinas são gratuitas e estarão abertas no período de 8 a 21 de novembro – Foto: Agência Alagoas

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas, em parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e a Metabooks, irá realizar uma oficina gratuita para bibliotecários e funcionários de bibliotecas públicas de todo o estado. O intuito é capacitar esses profissionais na utilização da plataforma Metabooks, uma ferramenta essencial que unifica informações sobre livros para editores, livrarias, distribuidoras e demais envolvidos na cadeia produtiva do setor no Brasil.

As inscrições para as oficinas são gratuitas e estarão abertas no período de 8 a 21 de novembro de 2023, e poderão ser efetuadas por meio do link aqui.

De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas, Mira Dantas, o acesso à plataforma Metabooks simplificará o trabalho dos profissionais das bibliotecas, facilitando a busca por publicações no mercado editorial e a catalogação das obras. “A plataforma oferece informações como título, autores, tradutores, número da edição, editora, local, data de publicação, número de páginas, ISBN, disponibilidade, imagens, amostras, dentre outros”, afirmou.

“A capacitação desses profissionais no uso da plataforma Metabooks é de extrema importância para a melhoria e modernização dos serviços oferecidos por nossas bibliotecas. A oportunidade de acesso à plataforma Metabooks representa um avanço significativo na agilidade e eficiência do trabalho desses profissionais”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

As oficinas estão programadas para os dias 28 e 30 de novembro de 2023, com início às 15h. As turmas serão formadas de acordo com a ordem de inscrição. Para mais informações e inscrições, acesse o link disponibilizado ou entre em contato com o Sistema Estadual de Bibliotecas de Alagoas.

Por Daniel Borges / Ascom Secult/AL