24 de novembro de 2024

Reuso se torna ferramenta vital para a conservação de recursos naturais

Órgãos ambientais têm enxergado no reuso como uma ferramenta vital para a conservação de mananciais e recuperação de lençóis freáticos - Foto: Divulgação

O setor hídrico é um dos mais beneficiados por essa prática a partir do tratamento do esgoto e reutilização desta água tratada. Mesmo sendo um país reconhecido pela vasta quantidade de recursos hídricos, estes são mal distribuídos no Brasil. Órgãos ambientais têm enxergado no reuso como uma ferramenta vital para a conservação de mananciais e recuperação de lençóis freáticos. Já empreendedores, condomínios residenciais, grandes consumidores de recursos hídricos em geral, obtém redução de custos com a adoção destas práticas sustentáveis.

A relevância do reuso se evidencia, sobretudo, na proteção dos recursos hídricos. Em cidades como Maceió, onde a exploração excessiva dos lençóis freáticos levou a sua diminuição, o tratamento e reuso de água tornam-se imperativos. Devolver a água tratada ao subsolo não somente evita a rápida degradação dos mananciais, mas também contribui para a sua revitalização.

De acordo com Mateus Erdmann Kühn, Ceo da Prisco Ambiental e Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento, aponta que, além de salvaguardar nossas fontes hídricas, o reuso reflete diretamente na sustentabilidade ambiental. Minimizar a extração de água de mananciais protege ecossistemas sensíveis e a biodiversidade intrínseca a eles, aliviando a pressão sobre habitats aquáticos vulneráveis.

“O reuso oferece benefícios incontestáveis. Diminuir a demanda por água potável tratada resulta em economia financeira. Para cada mil litros de água reutilizada, a economia pode chegar entre R$20 a R$50 na conta de água. Além disso, empresas que incorporam práticas sustentáveis, como o reuso de água em seus processos, muitas vezes observam um fortalecimento de sua imagem corporativa e abrem portas para mercados com maior consciência ecológica”, comentou Mateus, que ainda destacou que o tratamento adequado de esgoto e a reintrodução dessa água no subsolo são táticas cruciais para mitigar o esgotamento dos mananciais.

“Reutilizar recursos naturais, especialmente a água, é um caminho incontornável para assegurar um futuro ambiental e economicamente sustentável no Brasil. Com o surgimento de mais iniciativas, o reconhecimento da vitalidade do reuso se amplia, sinalizando uma perspectiva positiva para a conservação de nossos valiosos recursos hídricos e para a concretização de um futuro mais sustentável”, concluiu.

Por Assessoria