Rei negro brasileiro recebe título de comendador pelas forças internacionais de paz
Na última quinta-feira, 14, o Rei negro brasileiro e tataraneto de Zumbi dos Palmares, Obá Sobá José Mendes Gelejú Adelabú III, recebeu o título de comendador pelas forças internacionais de paz. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo.
Estiveram presentes na honraria o Presidente da ABFIP- Associação
Brasileira das Forças Internacionais da Paz, Dr. Walter Mello de Vagas, o Coronel Paulo Lopes Telhada, diretor de redação institucional, Tenente Ri Ivanildo Garcia, vereador Gilberto Nascimento Jr, entre outras autoridades.
O rei é consagrado na Nigéria, terceiro rei da África (já que existe Adelabu l e Adelabu ll) e tem formação em direito, sociólogo, antropólogo, teólogo e professor de história em uma das mais prestigiadas universidades do país, a Universidade de São Paulo (USP). Já recebeu os títulos e condecorações como Comendador da Academia Santa Hele de Humanismo e História – 1971 / Rio de Janeiro; Grão Cruz da Legião Garibaldi, em 1983, no Rio Grande do Sul, e Personalidade Brasileira dos 500 anos do Centro de Integração e Empresarial de São Paulo, em 2000.
José Mendes Ferreira, 82 anos, nasceu em Muquém, uma das poucas comunidades remanescentes do Quilombo de Palmares e patrimônio da memória afro-indígena do Brasil, no entorno da famosa Serra da Barriga, no município de União dos Palmares.
Fonte: Jornal de Arapiraca/ Rafaela Tenório