Médico explica como a fonoaudiologia pode melhorar no tratamento de autismo
A fonoaudiologia tem uma grande importância no tratamento de pessoas com autismo, pois pode ajudar a desenvolver a comunicação e a interação social. O autismo é uma condição que afeta a capacidade de comunicação e interação, e muitas vezes causa dificuldades na linguagem e na expressão verbal, capacidade de lidar com algumas circunstâncias comuns, falta de interesse em brincar com outras crianças e padrões repetitivos de comportamento.
De acordo com o diretor e neuropediatra do Centro Especializado em Transtorno de Espectro Autista (Cetea), Dr. Rodrigo Araújo, um tratamento multidisciplinar é de suma importância para proporcionar conhecimento que ajude na dinâmica, identificar alguns sinais no tratamento de crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA).
“A fonoaudiologia é uma das especialidades que podem ajudar a aprimorar essas habilidades, através de terapia da fala, treinamento auditivo, terapia da linguagem e outras técnicas específicas para cada caso. Além disso, os profissionais de fonoaudiologia podem trabalhar em conjunto com outras áreas da saúde, como psicologia, pediatria e neurologia, para oferecer um tratamento multidisciplinar completo para pessoas com autismo”, explicou o Dr Rodrigo Araújo, que ainda ressaltou a importância da técnica PROMPT.
PROMPT é uma técnica utilizada na fonoaudiologia que significa “Prompts for Restructuring Oral Muscular Phonetic Targets” (em português, “Direcionamentos para a reestruturação dos alvos fônicos musculares orais”). O diretor técnico, esclarece que o procedimento tem como objetivo ajudar pacientes com dificuldades na produção de fala a melhorar a coordenação e o controle dos músculos orais para aprimorar a sua comunicação.
“A técnica PROMPT utiliza toques manuais suaves em diferentes partes da boca para ajudar o paciente a posicionar seus lábios, mandíbula, língua e palato para produzir os sons adequados. É uma técnica direcionada e personalizada para cada paciente, que pode ajudar a aprimorar sua fala e comunicação de forma significativa”, finalizou.
Sobre o Cetea:
O primeiro Centro Especializado em Transtorno de Espectro Autista (CETEA) será inaugurado em Maceió – Alagoas. Uma clínica com estrutura de primeiro mundo, com tratamento terapêutico apropriado, com horários especiais, onde o paciente terá acesso a psicólogo, fonoaudiólogo e terapia ocupacional, psicomotricista, além de ter acompanhamento destes profissionais tanto na escola como em sua casa, interagindo com os pais, para que eles possam acompanhar a evolução da criança e poder tirar dúvidas. Os fonoaudiólogos do CETEA tem habilitação em PROMPT, pois a qualidade no fornecimento das terapias é o pilar.
Por Assessoria