25 de novembro de 2024

Mãe faz apelo desesperado pedindo ajuda para a filha de apenas 4 anos

Um apelo desesperado de uma mãe chegou até o Whatsapp do correspondente da Tribuna na Região Norte. Thamires Nascimento, que é mãe da Laricia Manuelly Nascimento dos Santos, de apenas 4 anos, moradora do Passo de Camaragibe, Litoral Norte, está pedindo socorro. A criança sofre de lisencefalia, que é uma doença rara decorrente principalmente da falha da migração neuronal. Os portadores desta doença possuem baixa expectativa de vida e normalmente possuem episódios de convulsões graves. As manifestações clínicas dependem da área e gravidade da malformação cerebral e o tratamento é sintomático.

A mãe conta que no dia 6 de janeiro de 2023, a filha foi internada com pneumonia grave no hospital de Porto Calvo. Com 8 dias sem melhora nenhuma e com saturação muito baixa precisou ser transferida para a UTI do hospital da Mulher, em Maceió, onde teve que colocar uma sonda no nariz até o estômago para se alimentar porque estava com o quadro muito grave, pois já não se alimentava pela boca. Segundo a mãe, ela estava entrando em estágio de desnutrição e a comida estava indo para o pulmão.

No relato a mãe afirma que ficaram lá quase 30 dias e depois transferidas para o HGE, onde passaram mais 2 meses, esperando para fazer a cirurgia e para colocar uma sonda no estômago. Nesse meio tempo a filha começou a ter muitas convulsões, que se multiplicaram mais de 80 vezes ao dia. A neurologista do HGE teve que tirar tudo e colocá-la numa dieta cetogênica, que é um leite que só tem gordura e óleo para tentar diminuir as convulsões.

Com 2 dias de operada receberem alta e a mãe deu entrada na Defensoria Pública para conseguir o leite. Mas já faz quase dois meses e a juíza do Passo de Camaragibe ainda não assinou a autorização para que a Farmácia do Estado possa o leite, que custa R$356,00 uma lata. A criança precisa de 16 latas por mês.

A mãe afirma que não tem condições financeiras nem de comprar uma lata ao mês e além do leite vem também as medicações. “Estou desesperada sem saber a quem recorrer pois minha filha precisa se alimentar. No desespero e na falta do leite, estou tentando fazer uma mistura caseira para que ela não passe mais fome, misturando óleo de cozinha, azeite, whey e leite normal com 120ml de água. Mas não é o que ela necessita, pois não está havendo melhoras e quase sempre ela passa mal. Preciso urgente de socorro, de doação desse leite e que essa juíza ou alguém nos dê essa autorização. Dói demais ver minha filha nesta situação e não ter o que fazer. Nos ajudem por favor´´, se desespera a mãe de Laricia. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo número 82 98192-1624 e falar com Laís.

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Hoje