Grupo Transart será o único representante de Alagoas no Folklore Festival
O mais antigo e o mais premiado grupo folclórico alagoano, comandado desde 1976 pelo folclorista Roger Ayres, o Transart, ou Balé Folclórico de Alagoas, visitou ontem (27) a redação do jornal Tribuna Independente e confirmou, com exclusividade, sua participação como único grupo alagoano no Mato Grosso International Folklore Festival, o Fifolk 2023. O evento acontece na cidade de Cáceres, entre os dias 14 e 24 de setembro e vai reunir grupos de todos os estados brasileiros, convidados de outros países da América Latina, como Chile, Peru e Equador, com forte presença folclorística e até grupos da Europa.
O Fifolk/MT conta com espetáculos de dança, músicas folclóricas e populares nacionais e internacionais apresentados por grupos locais e regionais. O evento é promovido pelo Grupo Chalana e tem o apoio entre outros da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e Prefeitura Municipal de Cáceres. Durante os 10 dias do evento, milhares de pessoas devem comparecer, movimentando boa parte da economia da cidade e da região.
O Balé Folclórico de Alagoas, ou “Grupo Transart”, nasceu em 28 de junho de 1976, num grande espetáculo de danças folclóricas no Teatro Deodoro. Desde então passou a se dedicar a preservação, valorização e divulgação do patrimônio folclórico alagoano, enfatizando danças e folguedos populares no Estado de Alagoas, em toda região nordestina, pelo Brasil e no exterior.
Com 47 anos de atuação, é considerado o mais antigo, premiado e internacional grupo de Maceió, sendo fomentador do folclore nas escolas, e formador de muitos professores e ensaiadores espalhados por todos os cantos, tornando-se assim o grupo mais premiado e destacado do Estado, apesar da indiferença dos órgãos públicos ligados a cultura.
O diretor e criador do grupo Roger Ayres agradece ao público alagoano que ama as raízes e sempre prestigia as produções repletas de alegria, criatividade, luxo e uma estética que tem sido destaque nos grandes festivais de folclore do Brasil e da Europa.
“Vamos embarcar mais uma vez e representar Alagoas no festival internacional. Para isso estamos precisando novamente de ajuda do Estado e do município para custear as despesas. Basta entrar em contato conosco pelo nosso Instagram @transartoficial”.
Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente