23 de novembro de 2024

Escultura que homenageia Nise da Silveira desaba no Corredor Vera Arruda

Escultura é uma homenagem à médica alagoana Nise da Silveira - Foto: TV Pajuçara

O monumento gigante em homenagem à médica alagoana e psiquiatra Nise da Silveira, figura ilustre de Alagoas, desabou na madrugada desta quinta-feira (27), no Corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca, em Maceió, devido às fortes chuvas que caem na cidade nos últimos dias. 

José Queiroz, presidente da associação de moradores do Corredor Vera Arruda, disse que o momento foi negligenciado pelas autoridades competentes, já que, segundo ele, há mais de dois meses a Prefeitura foi procurada e informada de que a escultura estava pendendo. 

“O Conselho de Cultura do Município pediu providências para que algo fosse feito, ainda ontem falei e hoje amanhecemos com esse desastre. Se a escultura pudesse falar, estaria falando do descaso com a cultura”, lamentou José Queiroz.

O monumento que cedeu é composto por azulejos e foi inaugurado no dia 30 de julho de 2019. 

Nise da Silveira 

Nasceu em 1905 e foi uma das primeiras mulheres formadas em Medicina do Brasil. Ela sempre foi contrária às formas agressivas de tratamento usadas em sua época, a exemplo do eletrochoque.

A alagoana foi, inclusive, pioneira na terapia ocupacional, que utiliza atividades recreativas para o tratamento de distúrbios psíquicos.

Nise chegou a ficar presa por dois anos após ser acusada de envolvimento com o comunismo, mas continuou seus estudos enquanto esteve sem liberdade.

O trabalho inovador da psiquiatra e de seus pacientes resultou na criação do Museu do Inconsciente, que funciona até os dias de hoje no Rio de Janeiro. A médica teve sua história contada no filme “Nise – O Coração da Loucura”, dirigido por Roberto Berliner e estrelado pela atriz Glória Pires.

Por Tribuna Hoje