Vacinação bivalente é ampliada para toda a população a partir dos 18 anos em Alagoas
Alagoas amplia a partir desta terça-feira (25), a vacinação bivalente contra a Covid-19 para toda a população a partir dos 18 anos. A medida atende a uma determinação do Ministério da Saúde e busca proteger ainda mais pessoas com a cepa ancestral da doença e também contra a variante Ômicron, dando proteção às formas graves da doença e óbitos.
Para se vacinar, o usuário deve comparecer ao posto de vacinação mais próximo da sua residência, portando o Cartão de Vacinação. A vacina é destinada a quem tiver completado o esquema básico da vacina contra a Covid-19, com, pelo menos, duas doses da vacina monovalente e que a última delas tenha sido administrada há pelo menos 120 dias (4 meses).
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou que os alagoanos já autorizados a tomarem a vacina bivalente contra a Covid-19 devem procurar os postos de vacinação para buscar a proteção. “Todos nós conhecemos um parente, amigo, colega de trabalho ou conhecido que contraiu a Covid-19 ou que perdeu a vida para esta doença pandêmica. Muitas delas não tiveram a chance de se vacinar. Então, não há justificativa para que as pessoas preconizadas possam ignorar a vacinação”, pontuou.
Documentação necessária: As pessoas precisam apresentar um documento de identificação com foto + cartão de vacinação
Locais de vacinação em Maceió
Maceió Shopping (segunda a sábado, de 9h às 21h)
Pátio Shopping (segunda a sábado, de 15h às 21h / Domingo, das 12h às 18h.
Centro de Atendimento ao Turista (CAT-Praia) – 15h às 21h
Saúde da Gente Infantil, Mulher e nas Grotas – 8h às 20h
E nas unidades que vacinam contra a Covid-19. Confira locais no Vacina Maceió.
Contraindicações
– Hipersensibilidade ao princípio ativo ou qualquer dos excipientes da vacina;
– Para aquelas pessoas que já apresentaram uma reação anafilática confirmada a uma dose anterior da vacina.
Desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, Alagoas já registrou 338.627 casos da doença. Deste total, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (25), 7.256 alagoanos perderam a vida, sendo que 2.743 mortes ocorreram em 2020; 3.750 em 2021; 733 em 2022 e 30 este ano.
Redação com Assessoria