3 de dezembro de 2024

Professora de Pindorama participa de avaliação nacional do Ministério da Educação

abrir-texto-professora

Educadora da Escola Maria Rocha vai à Recife ao lado de outros 341 professores do Brasil - Foto: Secom Coruripe

Entre os dias 15 e 23 de abril, o Ministério da Educação (MEC) vai realizar um encontro em Recife, com vários professores do Brasil. A iniciativa tem como objetivo ouvir os educadores alfabetizadores para avaliar as habilidades e os conhecimentos neste nível de ensino. Ao todo, 341 professores participarão do encontro nacional, dividido em cinco capitais, com 291 municípios que obtiveram bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O município de Coruripe também vai enviar uma professora para participar da pesquisa nacional que será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC. A professora Crislane Tais dos Santos, que trabalha na Escola Maria Rocha, no distrito de Pindorama, será a voz de município no evento nacional.

“Ser professor é uma responsabilidade muito grande. Não ficamos restritos apenas à sala de aula. Nossas atribuições vão muito além. E fazer parte da educação de Coruripe para mim é muito gratificante, ao lado de centenas de professores que fazem do município um dos melhores do País. Sei que estou fazendo a minha parte ao contribuir com a mudança de vida de várias crianças. Se estamos entre as melhores, isso significa que várias pessoas estão unidas, do motorista, passando pela merendeira, serviços gerais, até chegar ao professor. A educação requer o empenho de todos para que possamos alcançar o sucesso. E participar de um evento nacional é mais uma responsabilidade, saber que estou representando o município que figura entre os melhores do Brasil no que diz respeito a educação pública. Os parabéns vão para todos que fazem a educação de Coruripe”, enfatizou a educadora.

De acordo com a secretária de Educação de Coruripe, Cintya Alves, a pesquisa nacional realizada pelo Ministério da Educação busca avaliar e contribuir com a melhoria no ensino aprendizagem das crianças.

“Essa pesquisa é nacional e vai reunir professores de todo o Brasil. A iniciativa quer avaliar os alunos e traçar o perfil ideal dos professores alfabetizadores. É uma construção coletiva e nada mais consensual que escutá-los, os profissionais que acompanham o início educacional das crianças. E para nós que fazemos parte da educação de Coruripe ficamos felizes por fazer parte desta construção nacional ao ter um professor representando Alagoas através do nosso município”, observou.

A pesquisa nacional

O Ministério da Educação (MEC) vai realizar entre os dias 15 e 23 uma pesquisa nacional envolvendo 341 professores alfabetizadores de 291 municípios. A temática será dividida entre cinco capitais brasileiras: Belém (PA); Recife (PE); Brasília (DF); São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). A avaliação será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e conta ainda com a participação da Universidade de Brasília (UNB).

Neste primeiro momento, ocorrerá com os professores alfabetizadores que estão na sala de aula. Os resultados serão analisados junto a outras evidências derivadas dos testes de língua portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) aplicados no 2º ano do ensino fundamental. Apenas municípios com bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) participam. O objetivo é avaliar a alfabetização e, também, os professores como consequência.

A diretora da Escola Maria Rocha, Rosineide Amélia, se disse orgulhosa pela unidade de ensino da Pindorama enviar um professor para participar do encontro promovido pelo MEC.

“É um orgulho para nossa escola ter sido escolhida para enviar um professor que representará Coruripe em um evento sobre a alfabetização de crianças no Brasil. Acreditamos ser o reflexo do investimento da administração na educação. Bem como, do empenho e dedicação dos nossos professores em formar não apenas leitores, mas cidadãos capazes de compreender e transformar a realidade em que vivem. Estamos honrados em contribuir para a discussão desse tema tão importante para o desenvolvimento de nosso país”, encerrou.

Por Ascom Coruripe