23 de novembro de 2024

33ª edição do Mundaú Lagoa Aberta acontece neste domingo (02)

A programação conta com roda de diálogos com participação de nomes de referência na educação e muito coco, capoeira e maracatu - Foto: Assessoria

Neste domingo (2), acontece a 33ª edição do Mundaú Lagoa Aberta abordando o tema Educação, Artes e Cidadania, com roda de diálogos de grandes profissionais da educação. A concentração será no Monumento ao Milênio, Vergel do Lago, às 14 horas.

Para a secretária de políticas públicas do Sinteal, Marluce Remígio, o direito a uma educação de qualidade é um direito social: “O direito à educação é previsto na Constituição Federal com a seguinte dimensão: “A educação é direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Portanto, orienta a formação de pessoas, afirma valores, contribui para a criação de uma consciência ética e cidadã. Uma cultura de direitos e em especial à educação significa respeitar as diferenças, lutar pela paz, pelo respeito e pela igualdade. O Sinteal seguirá na luta e ocupando os espaços de discussão por uma sociedade mais justa e digna para todos”, finaliza.

O professor de Letras da Ufal, Jadir Ribeiro também fala sobre a importância do Mundaú Lagoa Aberta e de seus debates: “O Projeto Mundaú Lagoa Aberta é um importante canal de socialização da arte e da cultura na periferia lagunar. Além disso, conta com debates que fortalecem os sujeitos da própria comunidade. Para este primeiro domingo de abril, a roda de conversa gira em torno do tema Educação, arte e cidadania. Entende-se, desde já, que só há cidadania plena com a classe trabalhadora tendo acesso à arte e à educação; porém, rejeitamos o ensino da mordaça, queremos uma educação que busque a liberdade da opressão”, conclui.

Também dentro da programa do Mundaú Lagoa Aberta, vai acontecer a terceira etapa classificatória do campeonato Mundaú Estilo Livre, uma disputa de rap, com rimas improvisadas, que agita todo um circuito ativo de Batalhas de Rima espalhadas por Maceió e região metropolitana. Nessa proposta, o grupo de rap que se apresenta no campeonato é o Conexão Verde Vivo, de Rio Largo.

Texto produzido por Isadora Ulisses, estudante de Relações Públicas do Bureau de Comunicação Comunitária da UFAL, sob orientação da professora Manuela Callou e Coordenação geral de Keka Rabelo, em parceria do GT Movimento dos Povos das Lagoas, dentro do Projeto de emenda parlamentar Memória e Produção em Territórios Culturais/AL (Consciência Lunga e Mundaú Lagoa Aberta) – Realização Quintal Cultural, Quilombo Lunga, Movimento Povos das Lagoas, Termo de fomento n. 929345/2022 proposto pelo Gabinete do Deputado Paulão através da Secretaria de Diversidade Cultural – Ministério do Turismo e Ministério da Cultura.

Coordenação Geral:
Keka Rabelo.
Coordenação Técnica:
Instituto Ideal, Coletivo Nois q Faiz, Kuka Melo Empreendimentos.
Coordenação de comunicação:
Projeto Bureau Comunicação Comunitária, Agerrp Ufal e Ufal.

Programação:

14h Roda de diálogos: “Educação, Arte e Cidadania

Marluce Remigio -Sinteal, Jadir Pereira – Faculdade de Letras da Ufal, Jeamersom Santos – Bloco Sururu da Lama , Naldinho Freire – Intercâmbio Brasil Cabo Verde, Mauriza Cabral -IADEC, Alyce Oliveira – Bancada Negra

– Rogério Dyas e Fagner Dübrown
– Grupo 022 Bonde
– Projeto Erê – Grupo Arteiro
– Capoeira Engenho Velho
16h Batalha Marginal de Freestyle:
3ª Etapa do Campeonato Mundaú Estilo Livre

SERVIÇO

33ª Edição Mundaú Lagoa Aberta – Educação, Arte e Cidadania
Data: 02 de março
Horário: 14h
Concentração: Monumento ao Milênio – Vergel do Lago
Mais informações através das redes sociais:
Instagram : @movimentodospovosdaslagoas
Facebook: Movlagoas
YouTube: TV Beira da Lagoa

Por Assessoria