MPT participa de roda de conversa sobre combate ao assédio no trabalho
O procurador do MPT Rodrigo Alencar foi um dos convidados da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) a participar, no dia 24 deste mês, de uma roda de conversa sobre a interferência do assédio nas relações interpessoais dentro das organizações.
Alencar debateu o assunto com membros e servidores do Ministério Público Estadual (MPE) e defendeu a importância de iniciativas que preservem a saúde mental dos trabalhadores e que promovam um ambiente laboral saudável.
Em sua apresentação, Rodrigo Alencar falou sobre o conceito e características do assédio, explicou onde a violência pode ocorrer, citou as diferenças entre o assédio moral e o assédio sexual e como a conduta é identificada nas relações interpessoais e nas organizações.
O procurador afirmou que a violência moral não é um fenômeno novo, mas vem aumentando em virtude das novas relações de trabalho e causando impactos na saúde mental de trabalhadoras e trabalhadores.
“Percebemos uma degradação imensa nas relações de trabalho, e isso tem causado reflexos consideráveis na saúde mental dos cidadãos. Por isso é fundamental que as instituições falem sobre combate ao assédio, à discriminação, e somem esforços em busca de um meio ambiente laboral que promova bem-estar, que seja saudável para todos”, afirmou o procurador, que também atua à frente da Comissão Interna de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação no MPT em Alagoas.
O procurador Rodrigo Alencar também falou sobre as consequências do assédio para o trabalhador, para a empresa ou instituição e para a sociedade e destacou quais são as medidas preventivas existentes para a vítima e para as testemunhas. Alencar também abordou a atuação do Ministério Público do Trabalho para investigar as denúncias de irregularidades em empresas, por meio da Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação do Trabalho (Coordigualdade) e que medidas são adotadas pelo MPT para buscar a reparação desse tipo de conduta.
A roda de conversa teve início com a participação da professora Elaine Pimentel, que também falou sobre o assédio dentro das instituições e avaliou o momento como importante para discutir o tema junto ao MP Estadual. “O evento é muito importante para abordar tal tema dentro da instituição, olhar para si, porque essa é uma condição da característica do mundo contemporâneo, do mundo do trabalho, então parabenizo o Ministério Público pela iniciativa de pensar para melhorar o ambiente de trabalho e a qualidade de vida dos seus servidores e servidoras”, declarou.
A roda de conversa teve a mediação do diretor da ESMP, o promotor de Justiça Walber Valente. Ele esteve no MPT em fevereiro deste ano para convidar o procurador Rodrigo Alencar a levar o tema do combate ao assédio ao público interno do MPE, em Maceió, e a levar a discussão sobre o tema a outros municípios de Alagoas.
Por Assessoria