23 de novembro de 2024

Mercado imobiliário de Maceió, que apresenta crescimento desde 2019, atingiu seu melhor índice em fevereiro de 2023 

Foto: Divulgação

O mercado imobiliário de Maceió está, não somente em crescimento, bem como em expansão. E isso já vem acontecendo no mínimo a 10 anos, com a venda da imagem, sobretudo, de qualidade de vida e preços bem menores do que outras capitais do Nordeste. Isso tudo para alegria dos corretores de imóveis, que estão faturando alto com as comissões. Essa valorização também vem do fato do caso Braskem, com o afundamento dos bairros e tendo como consequência mais de 60 mil pessoas tendo que procurar novas residências, o que valorizou quase todas as áreas da cidade.

Maceió esbanja belezas naturais e está consolidada como destino turístico de muitos brasileiros – e estrangeiros também. Agora, pesquisas recentes do mercado imobiliário nacional indicam que a capital de Alagoas está se tornando um polo de investimentos em imóveis para quem busca morar ou gerar renda. Tanto é que no mais recente levantamento do índice FipeZap+; que é o primeiro índice de preço com abrangência nacional que acompanha os preços de imóveis residenciais e comerciais, sendo calculado pela Fipe com base em informações de anúncios de imóveis (apartamentos prontos, salas e conjuntos comerciais de até 200 m²) para venda e locação veiculados nos portais ZAP+; apontou crescimento de Maceió.

A pesquisa, que indicou que o Brasil fechou 2022 com a maior alta dos últimos oito anos (6,12%), revelando que o mês de fevereiro registrou um aumento de 0,38% chegando a R$ 8.367 por metro quadrado, apresentou também, que das 50 cidades monitoradas, 44 apresentaram uma valorização nominal da casa própria. Neste quesito, Maceió ocupou a 15° posição, com o preço médio 1,02% mais alto no mês pesquisado. E por incrível que pareça, o bairro mais valorizado, quando o assunto é compra de imóveis, foi Jacarecica, com o maior custo por m² do município, no valor de R$ 8.945. Seguido pela Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, que sempre lideraram as pesquisas. Em contrapartida, os bairros que apresentaram variação negativa no preço do m² foram Barro Duro, Gruta de Lourdes e Serraria.

Para uma das maiores e mais antigas imobiliárias da cidade, a Márcio Raposo Imóveis, com o mercado imobiliário na capital alagoana sendo um dos mais aquecidos do país, a cidade apresenta excelentes opções de investimento em várias partes da cidade, e alguns bairros devem se valorizar ainda mais em 2023. Investimentos públicos, empreendimentos imobiliários de alto padrão e destino obrigatório para quem visita à capital alagoana por conta de suas belezas naturais, o litoral Norte da capital terminou o ano de 2022 com números expressivos e possibilidade de continuar crescendo

O levantamento da imobiliária apontou o bairro de Cruz das Almas como o principal vetor de crescimento nos últimos anos. Com avenidas importantes, supermercados e a presença do Parque Shopping, o bairro desponta como um dos principais em valorização imobiliária.

Depois vem o bairro de Jacarecica, a praia de Garça Torta e o tradicional bairro de Ipioca. Rico em história e belezas naturais com empreendimentos de alto padrão, hotéis, resorts e condomínio horizontais e afastado da orla urbana, o bairro tem localização privilegiada e espaço para crescimento devido, principalmente, aos investimentos públicos, como a duplicação da Al-101 Norte e a possível construção do aeroporto de Maragogi.

Fonte: Jornal de Arapiraca/ Claudio Bulgarelli