PRIMEIROS RECURSOS PARA ALAGOAS FORAM CONQUISTADOS POR DEPUTADO NOVATO NA CÂMARA FEDERAL
Em um cenário político conturbado e polarizado, conquistar recursos em Brasília requer muito empenho por parte dos deputados federais, principalmente para quem tá em seu primeiro mandato e não dispõe, ainda, de emendas parlamentares.
Pouco mais de um mês da nova legislatura já passou e, até agora, apenas um novato conseguiu recursos para Alagoas. Trata-se de Daniel Barbosa (PP), filho do prefeito de Arapiraca e ex-vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa. Foram cerca de R$9 milhões para obras de saneamento na Capital do Agreste.
Recentemente, o deputado foi recebido no Palácio do Planalto pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que, segundo publicação feita nas redes sociais, se colocou à disposição para intermediar as pautas de Arapiraca e do Agreste junto aos demais órgãos federais.
A atuação dos novatos na Câmara Federal tem destacado Alagoas. O deputado Alfredo Gaspar de Mendonça (UB) apresentou, em coautoria com a deputada Silvye Alves (UB) um projeto de lei de combate à violência doméstica e o feminicídio.
Rafael Brito, deputado federal pelo MDB, recentemente fez uma indicação para que o Governo Federal reajustasse o valor da merenda escolar repassado aos estados e municípios, que não vem sendo corrigido há cinco anos.
Os recursos conquistados por Daniel Barbosa junto ao Ministério da Cidade haviam sido firmados em 2006, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e estavam paralisados há mais de uma década.
Segundo a assessoria de comunicação do parlamentar, o empenho do contrato, no valor de R$11,7 milhões, havia sido anulado pela União e um novo, de valor bem menor, foi realizado em dezembro de 2012. De lá para cá, nenhum recurso para obras de saneamento básico em Arapiraca foram desprendidos por parte do Governo Federal.
Por Assessoria