AL recebe 50 mil alevinos para a venda e sustento de comunidades

Peixamento em Alagoas - Alevinos - Foto: Imagem ilustrativa
Cerca de 50 mil alevinos foram distribuídos pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) para comunidades do Sertão Alagoano. A ação deve beneficiar cerca de 100 famílias da comunidade de Ipueiras, que fica na zona rural, além da população da cidade de Estrela de Alagoas. Os peixes foram distribuídos nos tanques do Programa Água Doce, na localidade de Ipueiras. Na região, são produzidos peixes para a venda e sustento da comunidade local, ajudando a desenvolver a pesca e a aquicultura na região.
Os peixes da espécie tilápia do nilo foram distribuídos pela Estação de Piscicultura Aílton Nogueira Mota, localizada na cidade de Jaramataia/AL. Este é o segundo peixamento realizado pelo DNOCS na região, somente no mês de fevereiro deste ano.
O representante do Programa Água Doce (PAD) na região, José Carlos Silva Araújo, destacou a importância desse peixamento para a comunidade. “A nossa comunidade agradece ao DNOCS por este peixamento, que contribuirá para o sustento do Programa e para melhoria na nossa comunidade.”, ressaltou José Carlos.
Segundo o engenheiro de pesca e Diretor Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Produção do DNOCS, Dalgoberto Coelho de Araújo, as atividades de peixamento são implementadas por meio da Ação Orçamentária 2819, que contribui para o funcionamento das Estações e dos Centros de Pesquisa em Aquicultura.
Estiveram presentes ao peixamento realizado em Alagoas, o chefe do Setor Técnico da Coordenadoria do DNOCS em Alagoas (CEST/AL), Arthur Canuto Beserra, o auxiliar do Setor Técnico, Ryan Leonídio, além de moradores da região. A equipe comemorou a ação, que chega para garantir alimentação de qualidade e ofertar renda à comunidade local.
SOBRE O PROGRAMA ÁGUA DOCE
O Programa Água Doce (PAD) é uma ação coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano. Também é objetivo do Programa incorporar cuidados técnicos, ambientais e sociais no semiárido brasileiro.
Por Assessoria