21 de novembro de 2024

52 municípios ainda não retiraram cotas da Bivalente da Pfizer

Campanha de imunização contra a Covid-19 com a Vacina Bivalente Pfizer teve início ontem em Alagoas - Foto: Adailson Calheiros

Teve início ontem (27) em Alagoas a Campanha de Imunização contra a Covid-19 com a Vacina Bivalente Pfizer. Embora a aplicação do imunizante tenha sido autorizada em todo o estado, o cronograma de vacinação depende das Secretarias de Saúde de cada município.

De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), 52 municípios alagoanos ainda não retiraram suas cotas da vacina bivalente, dentre eles: Campestre, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Feliz Deserto, Flexeiras, Ibateguara, Jacuípe, Jundiá, Messias, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Arapiraca, Batalha, Belém, Belo Monte, Campo Alegre, Campo Grande, Canapi, Carneiros, Chã Preta, Craíbas, Dois Riachos, Igaci, Igreja Nova, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Major Isidoro, Maribondo, Mar Vermelho, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d’Água Casado, Olho d’Água Grande, Olivença, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Paulo Jacinto, Piaçabuçu, Poço das Trincheiras, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São Brás, São Sebastião, Senador Rui Palmeira, Tanque d’Arca e Taquarana.

Inicialmente, o foco da vacinação é imunizar os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A vacina bivalente da Pfizer é capaz de proteger contra a cepa ancestral de SARS-CoV-2 e contra a variante Ômicron, com o objetivo de prevenir doenças graves e mortes decorrentes da Covid-19.

O infectologista Fernando Maia, ressalta a importância da dose de reforço na proteção contra a Covid-19, especialmente para pessoas idosas e outros grupos prioritários que possam estar mais vulneráveis à doença. Além disso, a vacinação com o imunizante bivalente da Pfizer é uma medida importante para ajudar a controlar a disseminação da doença e proteger a população.

“Se as pessoas começarem na proteção da vacina o risco é de aumentar o número de casos do vírus novamente. Estamos passando por uma fase de tranquilidade, mas os casos não deixaram de acontecer, de modo que se houver relaxamento agora, principalmente em relação a vacinação, corre o risco de haver aumento no número de casos”, informou.

A fase 1 da vacinação começou no dia 27 de fevereiro e inclui pessoas com 70 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. A fase 2 começa em 6 de março e inclui pessoas de 60 a 69 anos de idade. A fase 3 começa em 20 de março e inclui gestantes e puérperas. A fase 4 começa em 17 de abril e inclui trabalhadores da saúde. A fase 5 começa em 17 de abril e inclui pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Campanha começa com grande procura em um dos pontos de Maceió

Em Maceió, como previsto, a campanha com a bivalente teve início ontem. Segundo a enfermeira supervisora da unidade de vacinação no Maceió Shopping, Adevânia Alves, a procura está grande, tendo vacinado ao menos 300 pessoas até as 15h da segunda-feira (27). “Como estamos na primeira fase, que é idoso de 70 anos ou mais, eles sempre fazem o esquema completo”, explicou.
Ainda de acordo com a profissional, a bivalente é uma vacina que faz o reforço até depois da segunda dose, é primordial que os grupos prioritários sejam vacinados.

Rosa Vieira, de 74 anos, estava com o esquema vacinal em dia e não via a hora do reforço chegar. Ela foi se vacinar junto do esposo Eli Carlos, de 72 anos. “Soube da bivalente acompanhando todas as notícias, o meu esquema vacinal estava completo, apenas esperando”, afirmou.

Lemuel Carvalho, de 73 anos, também se mantém informado e não perdeu tempo. Ele soube da bivalente através de um jornal local e logo foi tomar a sua dose de reforço. “Eu vi hoje [ontem, 27] de manhã na televisão que essa vacina estava sendo aplicada e já vim logo. Eu já tomei todas as quatro, essa é a quinta que tomo e tomarei quantas mais vierem”, disse.

Documentação comprobatória é necessária para algumas pessoas, incluindo idosos, pessoas imunocomprometidas e povos e comunidades tradicionais. A vacinação estará disponível em vários locais, incluindo o Maceió Shopping, Pátio Shopping, Centro de Atendimento ao Turista e unidades de saúde específicas.

Algumas precauções devem ser tomadas antes da vacinação, incluindo o adiamento em caso de doenças febris agudas moderadas ou graves. Também é recomendado adiar a vacinação em pessoas com suspeita de Covid-19 até que se recuperem completamente.

As contraindicações incluem hipersensibilidade ao princípio ativo ou excipientes da vacina e pessoas que já tiveram uma reação anafilática confirmada a uma dose anterior da vacina.
Na capital, a vacinação está sendo realizada em vários locais, incluindo o Maceió Shopping (de segunda a sábado, das 9h às 21h), o Pátio Shopping (de segunda a sábado, das 15h às 21h e domingo, das 12h às 18h), o Centro de Atendimento ao Turista (CAT-Praia, das 15h às 21h), Saúde da Gente Infantil, Mulher e nas Grotas (das 8h às 20h) e nas 16 unidades de vacinação contra a Covid-19. 

Por Gabriely Castelo – colaboradora com Tribuna Independente