PROUNI: saiba como se inscrever e garantir bolsa de estudo
Estudantes de todo o país já podem tentar se inscrever para as bolsas de estudo ofertadas através do Programa Universidade para Todos (ProUni), voltado para instituições privadas de ensino superior. Estas bolsas podem ser integrais, que cobrem 100% da mensalidade, ou parciais, que cobrem 50%. Para este primeiro semestre de 2023, serão 209.758 integrais e 78.354 parciais, distribuídas por 995 faculdades e universidades.
As inscrições começam nesta terça-feira, 28 de fevereiro, e seguem até o dia 03 de março, e podem ser feitas pelo Portal de Acesso Único do Ministério da Educação (MEC): https://acessounico.mec.gov.br/
O Centro Universitário Tiradentes – Unit Alagoas está ofertando mais de 250 bolsas de estudo, entre integrais e parciais, através do Programa Universidade para Todos (ProUni), neste primeiro semestre de 2023, para os cursos de graduação: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda, Direito, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia.
Fique por dentro de tudo do ProUni:
Como se inscrever?
Para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, realizada antes do processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.
Quem pode participar?
O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.
Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:
Tenha cursado:
● o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
● o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
● o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
● o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
● o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
● seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
● seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
FIES
Os estudantes também devem ficar atentos ao cronograma do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) deste ano. O período de inscrições para este programa de financiamento iniciará no dia 07 de março a 10 de março.
Por Assessoria