Governo vai lançar programa de câmeras nos uniformes dos PMs até o fim do semestre
O Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende lançar o programa de câmeras em uniformes de agentes da polícia ainda no primeiro semestre deste ano.
O foco da medida são polícias estaduais, mas há conversas para uma possível adesão da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com o secretário de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira, avalia essa é uma das políticas mais eficientes para redução da letalidade policial e para a proteção do próprio agente de segurança.
“As experiências verificadas no Brasil e no exterior foram bem-sucedidas no sentido de reduzir a letalidade policial, proteger os policiais e, mais ainda, tiveram impacto direto na própria instrução processual, uma vez que, ao invés de você ter apenas a declaração do policial, agora você tem áudio e vídeo do que aconteceu” disse o secretário.
Pereira disse ainda que a experiência no estado de São Paulo, que lançou o programa, está se mostrado exitosa. A ideia é mapear práticas como essa e também outras para definir que política vai ser adotada.
O programa está sendo desenhado pelas secretarias de Acesso à Justiça e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senas), ambas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, sob o ministro Flávio Dino.
Por Éassim