A confiança de Paulo Dantas garante a Lessa papel de destaque como Vice-Governador
O primeiro mês de governo após as eleições já se foi e a relação do vice-governador Ronaldo Lessa com o governador Paulo Dantas está cada dia mais forte. Paulo tem aproveitado a experiência de Lessa para dividir missões importantes como a sua ida a Brasília, onde encontrou com o então presidente em exercício Geraldo Alckmin, com o ministro dos Transportes Renan Filho, da Previdência Social, Carlos Lupi, da Assistência Social, Wellington Dias e com o senador Renan Calheiros.
Além da confiança do governador, Lessa também goza de apoio popular. Porque Lessa ainda mantém tanta credibilidade junto ao povo e qual o seu segredo? É porque ele tirou o poder das mãos da direita em momentos trágicos para a população. E não é só isso. É porque ao tomar o poder, atendeu os principais anseios desse mesmo povo, com o resgate dos serviços oferecidos quando administrou a prefeitura de Maceió e o governo do Estado.
E são as pautas do desenvolvimento socioeconômico e inclusão social que alinham a relação entre o governador Paulo, seu vice, os Renans e o presidente Lula. Foi no lançamento do Programa Correria, que o governador falou da alegria de ter Lessa a seu lado e anunciou sua ida a Brasília, para trazer benefícios para Alagoas.
BRASÍLIA
E Lessa retorna com boas notícias. “Com Alckmin, falei que Alagoas precisa dele pois estamos num processo de desenvolvimento e de recuperação. A expectativa do Paulo é de maior capacidade de investimento e precisa do Governo Federal. Ele sabe do compromisso do Lula com o Nordeste, particularmente com Alagoas, e o que depender dele para ajudar a gente, não tenho a menor dúvida que poderemos contar com ele”, explica o vice-governador.
RENAN FILHO
“No encontro com Renan, discutimos sobre a duplicação da BR 316 e as ações na BR 101, que estão no primeiro plano dele. Também falamos sobre as duplicações que ele deixou e que o governador Paulo está dando continuidade. E é claro que ele tá preocupado com outras melhorias para Alagoas como o aeroporto de Maragogi, muito importante para o turismo”. Outra possível ação é o resgate do transporte lagunar nas lagoas Mundaú e Manguaba. Para tanto, será preciso fazer um trabalho de dragagem para torná-las viáveis. O resgate fomentará mais opções turísticas.
HABITAÇÃO E INCLUSÃO
A conversa de Lessa com o ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, alinhou pautas de interesse comum entre os governos de Lula e Paulo, que tem Katia Born como secretária de Assistência e Desenvolvimento Social. Katia quer fazer uma gestão onde a habitação popular tenha posição de destaque. Outra questão é a inclusão social. “É preciso apoiar na hora da fome, da catástrofe, mas o que a gente também precisa é fazer com que esse pessoal dê um salto, que saia da pobreza”. Em março, o ministro vem a Alagoas para se reunir com o governador Paulo e fazer um programa de desenvolvimento econômico.
CARLOS LUPI
Com o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que é do PDT, o vice-governador Lessa alinhou o fortalecimento das agências do INSS, que estão debilitadas. “O Governo Federal também vai lutar para ter concurso público, e chamar os que já foram aprovados. O ministro Lupi pediu para realizarmos as mudanças necessárias aqui em Alagoas”. Também pediu para Lessa, que é vice-presidente do PDT do Nordeste, uma contribuição nessa fase de reorganização do partido. “A gente também está com uma equipe para dar resposta à demanda de jovens que querem se filiar ao PDT, em Maceió e Alagoas”
JUSTIÇA SOCIAL
E janeiro termina com emoções fortes. Na posse dos novos defensores públicos do Estado, quando Lessa representou o governador Paulo, seu discurso foi impactante. “Num estado como o nosso, que a gente tem um quadro de diferenças sociais, é lógico que o papel do defensor público é fundamental. Olhando para trás a gente vê que muita coisa foi feita mas ainda falta muito para se fazer justiça social. A maioria da sociedade é que precisa dos defensores públicos. Vocês me proporcionaram hoje a alegria de estar nesta casa (Palácio República dos Palmares), podendo dizer que das coisas boas que eu fiz na minha vida, uma delas foi a Defensoria Pública do meu Estado”.
Fonte: Jornal de Arapiraca/ Alexandre Câmara