Crise sem fim! Faustão dá prejuízo milionário para Band e tem redução de salário
O programa de Faustão acabou dando prejuízo para a Band em 2022 por não ter atingido as metas de audiência e faturamento projetadas pela emissora, segundo informações do Notícias da TV.
Os resultados ainda teriam impactado no bolso do próprio apresentador, que teria recebido apenas metade do seu salário.
O site não informou com precisão o valor do prejuízo, mas revelou que fontes variam entre R$ 60 milhões e R$ 10 milhões. Ainda assim, é difícil estimar o tamanho do rombo, pois também envolve quanto a Band deixou de receber com a venda do horário nobre para a programação religiosa.
No caso da redução salarial de Faustão, quando foi para a emissora paulista, o apresentador não negociou um salário fixo, mas um pacote de remuneração que exigia que ele atingisse mais de 6 pontos de audiência e batesse as metas de publicidade. Com isso, ele poderia receber mais de R$ 8 milhões por mês.
Só que a realidade foi outra, e o ex-Globo só conseguiu 3 pontos de ibope, 41% da meta. Assim, nos últimos meses seu salário não chegou a R$ 2,5 milhões, 31% da expectativa máxima.
NA CONTRATAÇÃO
Um dos maiores erros ocorreu no momento da contratação. Apesar de todos dizerem que entendiam que a Band não é a Globo, Fausto Silva fez pedidos caros para a estrutura do programa, que foram acatados pela emissora, empolgada com as novas possibilidades.
Só que a falta de audiência e de publicidades fez com que fossem realizados cortes ainda em 2022.Ainda assim, vale destacar que Faustão representa mais de 50% do faturamento da Band, e que no alto escalão da emissora acredita-se em uma melhora para 2023.
Ou seja, 2022 foi encarado como um ano de testes e, em 2023, espera-se que a situação estabilize, principalmente com o fim das eleições, que trouxeram instabilidade econômica para o Brasil.
Além disso, a contratação de Faustão cumpriu com o objetivo da Band: tirar a programação religiosa do horário nobre e atrair um novo público. O apresentador ainda agregou valor para a emissora no mapa da mídia e das agências. Atualmente, ele se mostra mais flexível a mudanças que podem melhorar o programa.
Estas alterações no ‘Faustão na Band’, junto com o retorno da igreja às 6 horas e os investimentos em dramaturgia podem tornar a grade de programação noturna mais robusta e dar mais retorno.
Por Ana Maria